sexta-feira, 26 de junho de 2015

Grande entrevista...Marcelo Fernandes ex-Pica!


Texto e fotos: Abel Castro


  • Os jogadores que tive à disposição fizeram-me um treinador feliz.
  • A subida do Pica não era um objectivo inicial.
  • Há 10 épocas que o Pica não marcava tantos golos num campeonato.
  • Fiquei desiludido e sentido. Não era preciso tanta hipocrisia.
  • Agradeço a António Cunha pela oportunidade que me deu.


FafeDesportivo esteve à conversa com Marcelo Fernandes, treinador que orientou a A.C.D. Pica na passada temporada, terminando o campeonato da divisão de Honra da A.F. Braga, Série B, na terceira posição com 57 pontos em 30 jogos efectuados.

FafeDesportivo: Marcelo Fernandes, quando aceitou o convite na época passada para orientar o Pica, quais eram as suas ambições pessoais?
Marcelo Fernandes: As minhas ambições passavam por fazer um bom trabalho, um campeonato tranquilo, uma boa classificação, que assentava naturalmente na conquista dos objectivos traçados pela direcção que eram ficar nos 4/5 primeiros lugares da classificação.
FafeDesportivo: O plantel foi escolhido à sua maneira? Os jogadores que teve à sua disposição faziam-no um treinador feliz?
Marcelo Fernandes: Sim, claro que obedecendo a um certo rigor orçamental “imposto” naturalmente pela direcçãosabíamos até onde podíamos ir. Os jogadores que tive à disposição fizeram-me um treinador feliz, acima de tudo pelo grupo fantástico que conseguimos criar e que tudo fizeram para dignificar  o nome do clube e para que o Pica fosse um clube respeitado.
FafeDesportivo: Como se define como treinador?
Marcelo Fernandes: Sou um treinador que gosta de dar liberdade aos jogadores, mas ao mesmo tempo exigir responsabilidade no treinos e nos jogos (há momentos para tudo) gosto de conversar com eles sobre os aspectos do treino e do jogo, não sou o dono da verdade, nem sei tudo, ainda tenho muito para aprender e nesse aspecto foi um ano de muita aprendizagem, enfim sou um apaixonado pelo futebol, que gosta de tudo que com este desporto esteja relacionado. Quando assumo um projecto entrego-me de alma e coração.
FafeDesportivo: O Pica andou sempre nos lugares cimeiros da tabela classificativa. A subida de divisão, nunca assumida, esteve alguma vez nos seus horizontes?
Marcelo Fernandes: A subida não era um objectivo inicial, agora mentir-lhe-ia se lhe dissesse que a certa altura do campeonato esse pensamento não esteve não nosso horizonte, claro que esteve, até porque sentimos que tínhamos qualidade e capacidade para tal.
FafeDesportivo: Sabemos que o Travassós se distanciou da sua ex-equipa ao andar vários jogos na frente sem perder. Quando o Pica venceu nos Carvalhinhos o que lhe passou pela cabeça?
Marcelo Fernandes: Como disse atrás sentimos que era possível chegar ao 1.º lugar e nesse jogo os jogadores do pica mostraram que tinham capacidade e qualidade para isso, encurtamos a distancia para 5 pontos do Travassós que era o 1.º classificado a 9 jornadas do final do campeonato e acreditamos que podíamos  lá chegar o que infelizmente não veio a acontecer. À que dar os parabéns ao Travassós que foi a equipa mais regular durante o campeonato e por isso um justo vencedor.
FafeDesportivo: Foi durante anos seguidos treinador do Agrupamento de Santa Cristina onde realizou um excelente trabalho, com uma subida de divisão. Mudou alguma coisa em si, pelo facto de ir treinar uma equipa com outros pergaminhos?
Marcelo Fernandes: Já que falou no Agrupamento permita-me dar aqui publicamente os parabéns pelo brilhante campeonato que realizaram terminando-o como campeões. Quanto à sua questão, pelo facto de ir treinar uma equipa com outros pergaminhos não mudou nada, sou a mesma pessoa, não me subiu nada à cabeça, não sou nem mais nem menos importante do que era, agora com o passar dos anos vamos adquirindo novas vivências, novas valências, novos argumentos, tornamo-nos mais experientes e com certeza que vamos rectificando algumas coisas que se calhar fazíamos menos bem no passado e vamos tentando aperfeiçoar o nosso trabalho, contribuindo para isso também a ajuda dos jogadores através da sua qualidade e capacidade.
FafeDesportivo: O Pica deixou de ganhar vários jogos e perdeu outros, em cima e para além dos 90 minutos. Explique-nos tecnicamente este fenómeno.
Marcelo Fernandes: O Pica só perdeu um jogo aos 90 ou par lá dos 90, que foi em casa com o Pevidém, em que podíamos ter feito o 2-1, não fizemos e na jogada seguinte fizeram eles o 2-1 e acabou o jogo e ganhamos ¾ jogos aos 90 ou depois dos 90, porque o Pica entrava em todos os jogos com a disposição de conquistar os 3 pontos e os jogadores acreditavam sempre que era possível discutir o resultado até ao fim do jogo e foi através do seu trabalho , do seu empenho e de um espírito ganhador que nos levou a ganhar alguns jogos na parte final dos mesmos, este é um “fenómeno” que resulta da capacidade dos jogadores, do seu trabalho e claro de alguma sorte à mistura, mas que eles (jogadores) a procuravam.
FafeDesportivo: A sua ex-equipa foi a que mais golos marcou no campeonato (62) e foi também a segunda melhor defesa (34). Com este excelente registo, não era obrigatório somar mais pontos?
Marcelo Fernandes: Não sei se era se não era, estes foram os pontos conquistados é este o registo que fica para a história, o que na minha opinião é um registo assinalável, em 30 jogos realizados 62 golos marcados e 34 sofridos, porque pelo menos há dez épocas que o Pica não marcava tantos golos num campeonato, claro que era preferível ter marcado menos golos e termos sido campeões, mas não foi essa a realidade.
FafeDesportivo: Durante a temporada acabou bastantes jogos em inferioridade numérica. Estamos a falar em indisciplina, ou a culpa foi das arbitragens?
Marcelo Fernandes: Acho que não podemos falar em indisciplina, porque de todos os cartões vermelhos mostrados aos meus jogadores apenas 2/3 é que foram mostrados por actos irreflectidos, os outros foram lances fortuitos do jogo: cortes com a mão, uma entrada ou outra mais dura, um ou outro cartão, que na minha opinião deveria ser o amarelo, mas em que a equipa de arbitragem optava pelo vermelho e que temos de respeitar quem decide, daí que estejamos a falar de lances normais de futebol e não de indisciplina, ou culpa das arbitragens.
FafeDesportivo: Sentiu durante a sua passagem pela A.C.D. Pica o apoio total da Direcção?
Marcelo Fernandes: Sim.
FafeDesportivo: Vamos directos ao assunto. Terminada a época o Marcelo saiu do Pica. Contava dar continuidade ao seu trabalho? Deixou-lhe algum ressentimento ter saído do clube?
Marcelo Fernandes: Sim, contava dar continuidade ao trabalho que desenvolvi juntamente com os meus adjuntos, Ismael e Casagrande, no qual os jogadores tiveram um papel de relevo no cumprimento dos objectivos inicias, daí que não tivesse sido um decisão que estivesse à espera, mas isto é o futebol e temos que estar preparados para estas situações, numa primeira fase não fiquei ressentido, a direcção através do seu presidente e do seu vice-presidente comunicaram-me que o meu ciclo no Pica tinha terminado, deram-me algumas explicações as quais eu respeitei, posteriormente vim a constatar que as explicações que me foram dadas afinal não foram seguidas e algumas não eram verdadeiras e aí sinceramente fiquei desiludido e ressentido, porque acho que não havia necessidade da tanta hipocrisia e falsidade, bastava a verdade. Eu ando no futebol, como ando na minha vida....de cabeça bem levantada, sempre dei o meu melhor e sempre fui correto , pelos clubes onde passei, tudo fiz por este clube, prejudicando por vezes a minha família, assumindo sempre os compromissos que tinha com o clube, sempre fui frontal e honesto com as pessoas e de uma coisa eu tenho a certeza a minha consciência está tranquila, outros não poderão dizer o mesmo certamente.
FafeDesportivo: Segundo sabemos, ainda não tem equipa para treinar para a próxima época. Os clubes de Fafe estão praticamente todos servidos, excepto o Silvares e o Regadas. Disponível para voltar a treinar na 1.ª distrital? Admite ficar parado?
Marcelo Fernandes: Estou sempre disponível para treinar, seja na 1.ª Distrital, na Divisão de honra, na Pró Nacional ou no CNS, treino onde me quiserem e onde os projectos e as condições agradem ás duas partes. Se admito ficar parado? Claro que sim, tranquilo á espera que o telefone toque, se não tocar tranquilo na mesma.
FafeDesportivo: Provavelmente terá alguns agradecimentos/críticas a fazer. Disponha…
Marcelo Fernandes: Queria agradecer em primeiro lugar , já que fica tantas e tantas vezes para segundo plano à minha família nomeadamente à minha esposa e às minhas filhas, pela compreensão e apoio que me dão e pelas horas que lhes “roubo”.
A todos os jogadores do Pica que comigo trabalharam, por tudo que aprendi com eles, foram um grupo fantástico, jogadores de muita qualidade e capacidade se não fomos mais longe o culpado sou eu, desejo-lhes as maiores felicidades quer a nível particular, profissional e desportivo, levo em cada um deles um amigo, obrigado por tudo.
Aos meus adjuntos,Ismael e Casagrande.
Aos técnicos de equipamentos, Sr Cândido e Sr Joaquim. Ao massagista, Carlos Piairo.
Por fim agradecer à direcção da A.C.D.Pica em geral e em especial ao Sr vice-presidente ( António Cunha) que foi quem me “contratou” pela oportunidade concedida de chefiar a equipa técnica desse valoroso clube, ao qual desejo os maiores sucessos desportivos.




0 comments:

Enviar um comentário