quarta-feira, 12 de junho de 2013

Já disponível a Grande entrevista com Marcelo Fernandes, Treinador do Agr. Sta Cristina

FafeDesportivo à conversa com Marcelo Fernandes, Treinador do Agrupamento de Santa Cristina...


  • Marcelo Fernandes está há nove anos no Agrup. Sta Cristina.

  • Assumo a minha cota parte no campeonato menos bom que fizemos.

  • Entendo que o Clube tem de criar uma estrutura forte para pensar noutros patamares.

  • Gosto de ser desejado e gostava de treinar uma equipa com outras ambições.

  • Sinto que tenho valor para treinar qualquer equipa do nosso concelho, ou fora dele.

  • Sinceramente acho que a arbitragem tem evoluído bastante.

  • Quero agradecer à minha esposa e às minhas filhas pelas horas que lhes "roubo".

  • Agradecer ainda ao Sílvio e ao Vieira, e aos meus jogadores que foram uns campeões.

Texto e Fotos: Abel Castro

FafeDesportivo : Marcelo Fernandes, terminada mais uma época no “seu” Santa Cristina, diga-nos em que data entrou nesta casa, e há quantas épocas é o treinador do Agrupamento?
Marcelo Fernandes: Entrei nesta casa nas épocas 2004/2005, como jogador onde terminei a minha “carreira”, na época seguinte passei a ser adjunto do Camilo durante duas épocas e fui também adjunto do Jorge Guimarães sensivelmente a meia época, e a partir daí passei a ser o treinador principal do Agrupamento até à época 2012/2013.
FafeDesportivo: Na última temporada o seu clube foi o último de Fafe a começar os trabalhos, devido a uma fase eleitoral. Entende que esse factor foi muito prejudicial para o clube em termos desportivos?
Marcelo Fernandes: Penso sinceramente que não, embora com mais tempo para estruturar a equipa  para organizar ideias, seja o ideal para que se faça um trabalho com mais qualidade, mas acho que não foi por aí que fizemos um campeonato abaixo das minhas expectativas.
FafeDesportivo: Nos jogos que acompanhamos do Agrupamento de S.ta Cristina, e foram alguns, vimos sempre uma equipa que trabalha muito dentro do campo e luta até ao final dos jogos. Como justifica a classificação final, penúltimo lugar?
Marcelo Fernandes: Não fugindo às minhas responsabilidades como máximo responsável pela equipa, assumo aqui a minha cota parte no campeonato menos bom que realizamos, acho que se criaram demasiadas expectativas no início da época. Porque começamos muito bem o campeonato, mas a partir da sexta/sétima jornada começamos a perder jogadores fundamentais na manobra da equipa devido a lesões que se prolongaram durante toda a época, juntando a isto o abandono de alguns jogadores por motivos profissionais e outros por falta de carácter que não cumpriram aquilo que assumiram. Em dezembro por motivos económicos não fomos ao “mercado” no sentido de colmatar estas baixas e a partir daí, a equipa começou a perder equilíbrio, em alguns lugares deixou de haver concorrência ficando naturalmente a equipa menos competitiva e normalmente os resultados começaram a não ser os desejados, pese embora toda a entrega e dedicação dos jogadores que tudo fizeram para que os resultados fossem positivos, foram inexcedíveis nesse aspeto.
FafeDesportivo: Sabemos também, que o Agrupamento, isto sem qualquer desprimor pelos atletas, vai buscar jogadores que outros clubes não querem. É fácil para si trabalhar a gestão emocional, perante um atleta “rejeitado”? Fazer deles campeões, como aconteceu há duas épocas?

Marcelo Fernandes: Fácil não é, mas também não é assim tao difícil, porque a maior parte deles vem com vontade de trabalhar nos limites e mostrar a quem os “rejeitou” que tinham valor, tornando o nosso trabalho mais fácil e através de um trabalho conjunto eles conseguem mostrar todas as suas potencialidades e acabam por fazer campeonatos regulares e com isso ajudar a equipa e realçar o seu valor.

FafeDesportivo: Sabemos que as dificuldades financeiras são generalizadas, infelizmente não só no futebol. Mas se o Agrupamento fizesse outro tipo de aposta, acha que seria possível guindar o clube para uma divisão superior?
Marcelo Fernandes: Primeiro acho que o clube precisa de criar uma estrutura forte e capaz de criar condições materiais e humanas e depois de criar estes alicerces, aí sim, poderá partir para outros patamares, com um projeto sustentado em bases sólidas, para conseguir atrair jogadores com qualidade e dar-lhes todas as condições necessárias ao desenvolvimento de um trabalho com qualidade.
FafeDesportivo: Vive apaixonadamente o futebol, já o fazia enquanto jogador. O Marcelo não tem aspirações a orientar tecnicamente um clube com outras aspirações? De outra divisão?
Marcelo Fernandes: Não vivo obcecado por isso, gosto de me sentir bem e de ser desejado, tenho os meus princípios e não abdico deles, agora é evidente que gostava de treinar uma equipa com outras aspirações.
FafeDesportivo: Já que falamos neste tema, FafeDesportivo tem ouvido o seu nome ser badalado para treinar outra equipa de Fafe. Existem, ou já surgiram contactos nesse sentido? Sente-se com valor para dirigir qualquer equipa do nosso concelho?
Marcelo Fernandes: Não existe, nem surgiu nenhum contato de qualquer equipa de Fafe, sinto que tenho valor para dirigir qualquer equipa do concelho ou fora dele, mas isso não me compete a mim avaliar.

FafeDesportivo: Se não mudar “de ares” o Agrupamento pode contar sempre com Marcelo Fernandes?
Marcelo Fernandes: Pode contar comigo dentro de determinados pressupostos, porque eu ando no futebol porque gosto muito de futebol e gosto de fazer amigos e os meus maiores amigos são os jogadores, porque eles é que são a essência do futebol, são eles que ganham os jogos, daí que se estiverem reunidas todas as condições para que eles possam realizar um bom trabalho e desde que as minhas pretensões sejam também aceites, estarei sempre disponível, pois foi um dos clubes que me deu a oportunidade de ao longo destes anos expressar tudo que aprendi no futebol, além de ter um grande carinho pelo clube e pelas suas gentes.
FafeDesportivo: Durante a temporada, fomos conversando acerca das prestações da sua equipa. No final, a nossa conversa incidia, naturalmente, sobre o trabalho das equipas de arbitragem. Que balanço faz?
Marcelo Fernandes: Sinceramente acho que as equipas de arbitragem têm evoluído bastante, não foi pelas arbitragens que fizemos um campeonato menos bom, temos que assumir os nossos erros e dentro do campo temos que nos preocupar em fazer bem o nosso trabalho e ajudar o árbitro a fazer bem o dele, porque errar todos nós erramos.

FafeDesportivo: Nos confrontos com o Silvares e Antime, equipas que subiram de divisão, o Agrupamento não foi nada inferior. Isso aconteceu por se tratar de dérbis?
Marcelo Fernandes: Não, embora todos nós saibamos que os dérbis são jogos diferentes, mas se quisermos fazer uma retrospectiva do que foi este campeonato, nós não fomos inferiores a nenhuma equipa deste campeonato, praticamos um bom futebol, com intensidade, com atitude, agora fomos inferiores em alguns aspectos fundamentais no futebol, como: a concentração/atenção a eficácia ofensiva/defensiva e a falta de alguma experiência, aliado ao que atrás referi, o abandono de alguns jogadores fundamentais quer por lesões, quer por motivos profissionais e outros.
FafeDesportivo: As equipas, nomeadamente treinadores adversários, queixavam-se muito do vosso recinto de jogos, nomeadamente, a sua exiguidade. Confere-lhes razão?
Marcelo Fernandes: Não, embora reconheça que é bem melhor jogar num campo com outras dimensões e se possível relvado, mas as equipas tem que estar preparadas para jogar em qualquer recinto desportivo.
FafeDesportivo: Sentem-se os parentes pobres por não disporem de um piso semelhante a outros clubes de Fafe? Porque é que o Santa Cristina não teve um sintético?
Marcelo Fernandes: Quem é que não gostaria de ter um sintético, mas o porquê, como deve calcular, é uma questão que terá de ser colocada à Direção do clube.

FafeDesportivo: O futebol em Fafe está a evoluir, isto falando de distritais. Arões e Travassós no Pró-nacional, Silvares e Antime na Honra, e a subida meteórica do Regadas à divisão de Honra. Isto sem esquecer o excelente feito alcançado pelos vossos vizinhos do Arões S.C., a final da Taça. Que comentário lhe merece este evidente facto?

Marcelo Fernandes: Acho que é muito bom para Fafe e para as respetivas freguesias termos estes clubes a representá-las e a levar o nome das mesmas “além-fronteiras” e mostra também o trabalho de qualidade que tem sido feito nessas coletividades, através das suas direções e das suas equipas técnicas.
FafeDesportivo: Marcelo Fernandes, estamos na parte final desta conversa. Quer deixar algum ou alguns agradecimentos ou reivindicações para alguém. Este espaço é totalmente seu…
Marcelo Fernandes: Agradecer ao FafeDesportivo a oportunidade que me concedeu, e dar-lhe os parabéns pelo trabalho que tem desenvolvido, na divulgação e valorização do desporto e no futebol em particular. À minha família, principalmente à minha esposa e ás minha filhas, pelas horas que lhes “roubo” e pelo seu apoio. Dar os parabéns ao Regadas pela subida de divisão, ao Arões pela presença na final da taça, ao Travassós pela subida ao pro nacional, ao Silvares e ao Antime pelo bom campeonato realizado e uma palavra de incentivo para o Pica, para que rapidamente regresse ao lugar que merece.
Para finalizar agradecer aos meus colaboradores: Sílvio e Vieira, pela sua preciosa ajuda e dedicação e fundamentalmente aos meus jogadores por tudo o que fizeram por mim e sobretudo pelo clube, foram uns grandes campeões durante esta época, lutaram contra muita coisa, eles sabem do que falo, o meu muito obrigado.
 

 

 

 

 

 

0 comments:

Enviar um comentário