terça-feira, 22 de novembro de 2016

Diana Durães já pensa em Tóquio 2020 e diz que se deita às 20H30


Fonte: FPN

Diana Durães: "Estes recordes são fruto de um trabalho a longo prazo"


Diana Durães iniciou a nova época com os recordes de Portugal absoluto dos 400 livres e o de seniores de 800 livres em piscina curta no decorrer do recente Meeting do Algarve. Resultados que “motivam” a nadadora do Benfica a sonhar mais alto, após integrar a seleção que irá estar a competir no Mundial em Windsor, Ontário (Canadá) de 6 a 11 de dezembro.
Um bom início de época com as cores do Benfica a premiar o trabalho da jovem nadadora fafense que integra o Centro de Alto Rendimento de Rio Maior, há duas épocas orientada pelo treinador Aurélien Gabert, agora com apoio do treinador do Benfica Mário Madeira.

“Estes recordes são fruto de um trabalho, de um processo, a longo prazo. Fui eu que quis integrar o Centro de Alto Rendimento. Tive de me concentrar muito para chegar aqui, longe da família dos amigos do namorado. Estou fora de casa desde os 14 anos e só o ano passado é que comecei a ter o retorno desse trabalho. Por isso, só os bons resultados nos motivam. Trabalhamos muito para chegar a este nível e sonhar mais alto”, assume Diana Durães.
Depois destes recordes, a abrir a temporada, e dos bons resultados em 2016 -  bateu nesse ano vários recordes nacionais, como os 400 e os 800 metros livres, no Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos e os 200 metros livres no Meeting Internacional do Porto – a nadadora tem objetivos mais elevados. “Um nadador tem de abdicar de muita coisa e focar-se naqueles que são os seus objetivos. Por isso é bom estarmos no Centro de Alto Rendimento de Rio Maior para não nos dispersamos. Muitas vezes, pelas 20.30 ou estamos a estudar ou já deitados”, atira a nadadora que está apostada em seguir os seus estudos na área da saúde “enfermagem ou fisioterapia”, depois de terminar a matemática do 12.º ano. “Esta época vou continuar em Rio Maior. No próximo ano não sei bem: caso estude na universidade treinarei em Lisboa, no meu clube, o Benfica.”
“Desde que começamos a treinar para a nova época, em setembro, tinha como objetivo obter mínimos para o Mundial. As indicações que tinha no treino iam nesse sentido. Agora, tenho de admitir que tínhamos apontado para uma marca a rondar os 4.08 minutos e acabei por bater o recorde com 4.05,39. Não estava à espera.”
“O objetivo agora é a participação no Mundial e procurar terminar entre as 16 primeiras. Seria ótimo. Tenho de assumir que não espero menos que 4.05… 4.06. Ficaria contente com um resultado destes”
“Todavia, o objetivo principal desta época de 2017 é o mundial de piscina longa em agosto na Hungria, mas se não o conseguir não ficarei triste”.
Quanto ao futuro, os Jogos de Tóquio 2020 estão no horizonte.
“É o sonho de qualquer nadador competir nos Jogos, de qualquer atleta, mas antes disso tenho os europeus e os mundiais…”


0 comments:

Enviar um comentário