sábado, 24 de outubro de 2015

1.ª Distrital A.F. Braga | G.D. Fareja, 4 - G.D. Silvares, 1: Golos a mais numa vitória que se ajusta!

Texto e fotos: Abel Castro

Jogo no Campo de Jogos do G.D. Fareja, Fafe.

Árbitro: José Novais
Assistentes: Joel Dias e João Macedo

G.C.R.D. Fareja: Monteiro, Jota (Fi 46), Barbosa, Marino, Cardoso, Cassu (Ferrinho 67), Óscar, André, Bento, Nuno (Moisés 59) e Stuca.
Treinador: Rafael Leite.

G.D. Silvares: Luís Durães, André, Tiago, Filipe, Nuno (Hugo 62), Zezito (Moura 69), Dero, Ricardo, César, Vítor e Diogo (Jorge 76).
Treinador: Jorge Teixeira.

Num dérbi fafense intenso e rijamente disputado durante toda a partida, o Fareja conseguiu a vitória por um 4-1 que é algo mentiroso, porque o Silvares enquanto pôde tudo fez para que o resultado fosse outro, e não fosse a excelente parada de Monteiro aos 66 minutos, a defender uma grande penalidade cobrada por Vítor que daria o 2-2, talvez estivéssemos agora a escrever de forma totalmente diferente.
Entrou bem o Fareja, com Stuca logo aos dois minutos a ganhar na direita, solicitando depois Bento que disparou à figura de Luís Durães.
Respondeu o Silvares por Vítor, um dos mais inconformados, com Monteiro a defender com segurança.
O Silvares adiantou-se no marcador à passagem do minuto cinco, num bom movimento ofensivo, ao qual chegou Diogo a atirar de cabeça para o fundo das redes.
A equipa de Rafael Leite respondeu de imediato à desvantagem, mas o Silvares demonstrava coesão defensiva e saía a preceito para o contra-ataque.
Em cima da meia hora o Fareja igualou a partida. Canto cobrado na direita e Barbosa ao segundo poste não perdoou.
O Silvares voltou a criar perigo por Vítor aos 32', mas o seu remate saiu por cima.
Num jogo de parada e resposta, Bento foi derrubado na área do Fareja por Nuno e André concretizou com êxito a grande penalidade colocando o Fareja a vencer pela primeira vez no jogo.
Foi um golo num momento chave, dado que o intervalo se aproximava com o resultado em 1-1.
Os momentos iniciais da etapa complementar foram mais do mesmo.
O Fareja beneficiou de um canto, com Óscar a rematar de primeira por cima do travessão.
Voltou a responder a equipa de Jorge Teixeira, com Diogo em boa posição na área, mas o seu remate saiu torto.
Numa partida bastante movimentada e digna de um dérbi, Stuca rematou à entrada da área do Silvares aos 65', mas a bola embateu nas pernas de Filipe.
No minuto seguinte chegou o momento do jogo. Penalti a favor do Silvares por derrube a Hugo, Vítor bateu forte para o lado esquerdo, mas Monteiro adivinhou o lance e efectuou uma excelente defesa evitando o golo da igualdade.
A equipa do Silvares ainda assim voltou a subir as linhas no sentido de poder chegar ao empate, contudo aos 79' minutos o Fareja ampliou para 3-1. Óscar bateu um livre na direita para a área, onde surgiu Stuca a desviar de cabeça para o fundo da baliza, num golo contra a corrente do jogo.
o quarto e último golo do encontro viria a acontecer numa grande penalidade. A dois minutos dos 90', Filipe derrubou André na área e Bento converteu com mestria o pontapé da marca dos 11 metros, fixando o resultado final em 4-1.
O triunfo do G.D. Fareja ajusta-se, mas fica-nos a certeza que o resultado final acabou por ter golos a mais, penalizando um Silvares que ainda agora deve estar a fazer contas ao penalti que Monteiro defendeu e que daria de novo a igualdade.


DECLARAÇÕES:

Rafael Leite (Treinador do G.D. Fareja)

"Os meus jogadores ainda acusam a pressão dos dérbis"


"Hoje estivemos melhores que na última partida. Controlamos o jogo, mas um erro do nosso guarda-redes permitiu que o Silvares marcasse nos primeiros minutos. Não é o que eu quero em termos de futebol jogado mas, se tivermos de ganhar todos os jogos assim tanto melhor.
Merecemos a vitória porque fomos superiores. Talvez não por estes números, 4-1, mas pelo menos o 3-1 era o resultado mais justo. 
A nossa equipa é muito jovem e os meus jogadores ainda não estão mentalmente preparados para dérbis e para jogos de capital importância. Ficam nervosos, o que é mau. Quando os meus atletas jogam à vontade, sem pressões, conseguem fazer jogos magníficos. Mas futebol é isto, temos de sofrer. Vamos continuar a fazer o nosso campeonato tentando amealhar pontos em todos os jogos e depois vamos lá ver onde podemos chegar" disse.

Jorge Teixeira (Treinador do G.D. Silvares)

"Não admito que brinquem com o suor dos meus jogadores"


"A estratégia do Silvares estava bem montada para este jogo. Isso foi notório, até porque entramos praticamente a ganhar. Dominamos grande parte da primeira parte e tivemos a infelicidade de termos sofrido dois golos seguidos. 
Na segunda parte fomos totalmente empurrados para a nossa defensiva, não quero desculpar-me com este factor mas é verdade, em que era tudo contra nós e nada a nosso favor. No penalti contra o Silvares o meu jogador viu o cartão amarelo e na grande penalidade a nosso favor o jogador do Fareja nem cartão viu. Há um lance que só não viu quem não quis...o próprio defesa do Fareja disse ao seu guarda-redes para não agarrar a bola num atraso, mas este fê-lo e o árbitro nada assinalou.
Orgulho-me de ter vindo a Fareja, que se diz ter um estatuto diferente do nosso, pode de facto ter mas nunca em longevidade.
Hoje ficou demonstrado, num campo difícil, que o resultado não corresponde aquilo que foi realizado no jogo. A minha equipa teve atitude, teve seriedade e acima de tudo teve muita dignidade.
Tenho orgulho de ser treinador desta equipa, porque creio que hoje ganhei uma equipa e daqui para o futuro as coisas vão correr melhor e vão voltar a funcionar se, repito se, quem nos vier apitar tenha o mínimo de seriedade e de credibilidade. Não admito que brinquem com o suor dos meus jogadores, porque hoje foi inadmissível. Se o árbitro tivesse sido correcto o resultado não era este" afirmou.


1 comentário:

  1. Este senhor Jorge Teixeira ou não percebe muito de bola, ou está a tentar desculpar-se da derrota como pode.
    O lance que se refere não foi um atraso mas sim um corte de bola, e neste caso o guarda redes pode apanhar a bola.
    Queixas temos nos em 3 fora de jogo mal assinalados na 1 parte e em algumas pequenas faltas que foi empurrando o Fareja para traz.
    Está também a esquecer-se do lance da segunda parte em que um jogador do Silvares entrou com tudo ao nosso jogador e o árbitro para não dar cartão nem falta marcou. De salientar, este nosso jogador teve que ser substituído pois ficou muito mal tratatado na sequência do mesmo lance...
    Sr. Jorge Teixeira aprenda a ver futebol e não arranje desculpas para o seu fracasso.

    ResponderEliminar