segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Campeãs Olímpicas recebidas na CM Fafe com Salão Nobre lotado...


Texto e fotos: Abel Castro 


A Câmara Municipal de Fafe recebeu ao final desta tarde do dia 22 de Outubro de 2018 as campeãs da terceira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude em Futsal Sub-19 que se disputou em Buenos Aires, mais concretamente as atletas do GN Álvares/IESFafe, Leninha, Carina Luís, Telma Pereira e Martinha, que se apresentaram a rigor, ou seja, com a indumentária oficial da Selecção e as respectivas medalhas de ouro.

Num Salão Nobre totalmente lotado, o vereador do desporto e cultura, Pompeu Martins, começou por parabenizar as atletas, salientando ainda os seus treinadores, dizendo que Fafe é actualmente uma das maiores academias de Futsal do país, referindo-se obviamente ao GN Álvares/IESFafe, clube que tem realizado um enorme trabalho na formação e educação de diversos atletas.   
Presente esteve também o presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Orlando Alves, dado que a atleta Carina Luís é de Montalegre. O edil transmontano começou por endereçar as atletas medalhadas, referindo depois que face à tenra idade de todas elas, é bem provável que venham a conseguir êxitos semelhantes. Deu conta ainda da dificuldade que os pais têm para formar atletas desta craveira numa cidade como Fafe, acrescentando se seguida que em Montalegre esse esforço é bem maior. Em nome da sua conterrânea Carina Luís, saudou todos pais presentes, incluindo os da atleta e ainda para todos os treinadores e formadores.

O presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, disse ser um orgulho muito grande para Fafe ter quatro atletas na Selecção Nacional de Portugal, ressalvando que não é todos dias que se consegue uma vitória desta envergadura. O edil fafense agradeceu a presença massiva de tantas pessoas neste acto, com principal ênfase para todos os pais, treinadores, dirigentes e seccionistas presentes. Agradeceu particularmente ao Grupo Nun’Álvares e ao IESF, pelo facto de não ser só no Futsal que se distinguem. Foram ressalvadas outras actividades desta colectividade fafense, tais como a cultura, a patinagem e o teatro, que têm também coleccionado êxitos ao longo dos tempos.
Raul Cunha disse ainda estar muito contente por este magnífico feito alcançado pelas atletas, mas adiantou que não está totalmente satisfeito. “Nós todos queremos sempre mais e melhor, como tal, nós temos que remar no mesmo sentido para conseguirmos mais vitórias. Temos recebido a visitas de ilustres e grandes figuras mundiais em Fafe, porque as pessoas gostam de vir a Fafe. Fafe já não é apenas uma terra pequena do interior, porque as pessoas gostam de nos visitar e vão satisfeitas. Agora termino com um poema de Fernando Pessoa… Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no universo. Por isso, a minha aldeia é tão grande como qualquer outra terra, porque eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura” terminando com mais uma forte ovação numa noite única em Fafe.

Seguiu-se depois por parte de Raul Cunha, a entrega de lembranças para as quatro atletas medalhadas, que, emocionadas, agradeceram o gesto e a fantástica recepção no Salão Nobre da Câmara Municipal de Fafe, representada pelo seu presidente e por toda a vereação.

0 comments:

Enviar um comentário