quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Mais vale tarde que nunca…Fafe Lança Revista de Turismo intitulada, Descubra Fafe!

Por: BM

Pontos de interesse de Fafe compilados para promoção do concelho...


Arquitetura, Gastronomia, Desporto,  tradições, cultura, espaços de lazer e paisagem são apenas alguns dos temas em destaque na revista de turismo lançada pela Câmara Municipal de Fafe.

Intitulada “Descubra Fafe”, a publicação funciona como um roteiro turístico de promoção do concelho.
A revista está dividida em seis partes, iniciando pelo tema “o que visitar”, dando a conhecer os locais mais emblemáticos do concelho, entre eles, a Casa da Cultura, o Teatro-Cinema ou o Arquivo Municipal, destacando também a Igreja Românica de Arões, Igreja Matriz bem como o povoado castrejo de Santo Ovídio.
Folheando o desdobrável, encontram-se, de seguida, várias páginas dedicadas à cultura, de onde se destacam os vários museus existentes no concelho, nomeadamente, o Museu das Migrações e das Comunidades, Museu da Imprensa, Museu Regional do Automóvel e o Museu do Moinho e do Povo de Aboim.
Para além destes dois temas e para que quem chega a Fafe consiga perceber o que o concelho tem para oferecer, a revista contempla um área destinada aos eventos e tradições, como o Jogo do Pau, o folclore, as festas do concelho ou as Feiras Francas, entre muitas outras festas tradicionais e religiosas.
O lazer e o desporto também não foram esquecidos e estão presentes nesta publicação. Parque Aquático, Complexo Turístico de Rilhadas, Barragem de Queimadela, Parque da Cidade, Percursos Pedestres, Jardim do Calvário e tantos outros locais existentes no concelho para a prática desportiva e de lazer constam na publicação.
E porque quem vem a Fafe não pode sair deste território sem provar as iguarias acompanhadas de um bom vinho, a revista tem ainda uma parte dedicada à gastronomia do concelho, de onde se destaca a vitela assada e o pão-de-ló, sempre acompanhados de um bom vinho verde do concelho.
Aqui pode-se ainda saber quais os restaurantes existentes e as unidades de alojamento disponíveis no concelho, bem como os contactos e outro tipo de informação útil.
Segundo o presidente da autarquia, Raul Cunha, “esta é uma publicação que fazia falta em Fafe”.
“Fafe é um concelho muito rico em termos culturais, gastronómicos e paisagísticos. Não podemos desperdiçar a oportunidade de mostrar a quem nos visita o que nos carateriza. Ao publicarmos esta revista, acreditamos que conseguimos dar um pequeno passo na promoção do que é nosso”. 
Refira-se que esta publicação de 28 páginas é um resumo de uma outra, publicada anteriormente, com 80 páginas sobre a qual incidiu a temática das acessibilidades, destinando-se precisamente a pessoas com mobilidade reduzida, um setor do turismo em forte crescimento e que de acordo com a European Network for Accessible Tourism (dados de 2007), gera receitas na ordem dos 83 mil milhões de euros por ano, considerando apenas o mercado europeu.
A revista que foi distribuída por agentes turísticos e que pode ainda ser encontrada  no posto de turismo de Fafe, é apenas uma das várias medidas inseridas num plano de trabalho de promoção turística do concelho de Fafe que a Câmara Municipal pretende efetuar ao longo do mandato.
Para Pompeu Martins, Vereador de Turismo do município “É importante mobilizarmos os nossos esforços e trabalhar em prol de um setor que está a viver um bom momento. Todo o  investimento que fizermos localmente, seja na promoção, política de eventos ou captação de investimento, certamente trará retorno a médio ou longo prazo para todo o território de Fafe do ponto de vista económico e de desenvolvimento”.


0 comments:

Enviar um comentário