domingo, 26 de fevereiro de 2017

AD Fafe: Támau Senhor Tonau!


Texto e foto: Abel Castro


A AD Fafe está a passar por uma crise de resultados gritante, numa fase em que existe equilíbrio e sustentabilidade emocional com a utilização da nova casa denominada Estádio Municipal de Fafe.

Apesar dos maus resultados dos últimos quatro jogos, onde o Fafe não venceu nem um, a massa associativa e os adeptos estão em todos os momentos com o clube, enchendo o nosso estádio e fazendo-se também deslocar em grande número a todo o lado para apoiar a nossa Mágica.

Este artigo não é, nem deve ser, considerado como uma crítica, mas sim uma evidente e triste constatação que a todos os fafenses preocupa.

O Fafe recebeu mais de meia dúzia de reforços, passou a actuar na sua própria casa e excluindo o jogo de Portimão, teve pela frente no último mês adversários do seu campeonato a quem tinha a "obrigação" de vencer, nomeadamente ao Olhanense em casa, em Matosinhos onde sofreu imenso para alcançar um ponto e perante o Penafiel a quem vencia por 2-0 ao intervalo e quase perdia o jogo.

Recordamos a prestação da equipa nos últimos quatro jogos:

Derrota em casa com o Olhanense; Empate bastante sofrido em Matosinhos com o Leixões; Novo empate em casa com o Penafiel a três bolas com a vitória na mão e nova derrota em Portimão.

Nos 12 pontos em disputa, a AD Fafe do Sr. Tonau somou apenas dois pontos, o que é manifestamente muito, mas muito pouco, colocando assim a equipa numa situação extremamente delicada na tabela classificativa a um mero ponto do penúltimo classificado.

Nestas últimas quatro jornadas o Fafe marcou por cinco vezes, mas revelou também enormes fragilidades defensivas ao sofrer sete golos, quase uma média de dois golos por jogo.

Por fim, há que ter a frontalidade de dizer-se que não será de todo justo, na nossa opinião, o comportamento que a equipa técnica do Fafe está a ter com o seu capitão de equipa, Xavi. Respeitamos integralmente as opções do Sr. Tonau, mas democraticamente podemos discordar das mesmas. Após uma lesão totalmente debelada há bastante tempo, o camisola 21 do Fafe, um ícone dentro do clube e no balneário, está completamente recuperado treinando como os demais. Para o jogo realizado este domingo em Portimão, o capitão da AD Fafe foi finalmente convocado, mas assistiu ao jogo nas bancadas por não fazer parte dos 18 escolhidos pela equipa técnica liderada pelo Sr. Tonau. 

Fica um mero exemplo... no SL Benfica o veterano Luisão, também ele capitão da equipa, tem um tratamento adequado às suas legítimas funções, mesmo tendo jogos em que a sua participação nem é por vezes das melhores. Mas está lá a voz de todo o grupo, a voz de comando tão necessária no balneário e essencialmente dentro dos relvados, que constitui também uma preciosa ajuda para os treinadores.

Eu quero mais e sempre mais para a minha AD Fafe!!! 





0 comments:

Enviar um comentário