domingo, 18 de setembro de 2016

Natação/AD Fafe:Tubarões Amarelos com melhor registo coletivo de sempre!!!

Fonte: ADF
A natação da Associação Desportiva de Fafe obteve, em 2015/2016, a melhor classificação de sempre na Taça de Portugal de Formação. Os "tubarões amarelos" atingiram o 19° lugar entre 412 clubes filiados na Federação Portuguesa de Natação (FPN), tendo sido o 5° melhor clube formador da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP). A classificação final desta listagem é obtida pela soma de pontos em Torneios Zonais e Nacionais, Recordes Nacionais e presenças nas Seleções dos escalões de Infantis e Juvenis.
Para Rui Ribeiro, treinador da ADF e responsável pela competição, esta classificação não é fruto do acaso. "Temos uma geração de nadadores com potencial elevado, empenhados e ambiciosos, acompanhados por uma equipa técnica qualificada que definiu objetivos a médio e longo prazo compatíveis com aquilo que penso ser o valor real da natação fafense. Temos desenvolvido metologias para promover a formação de jovens nadadores em quantidade e qualidade porque pensamos ser esse o caminho para o crescimento da modalidade, sempre dentro das limitações físicas, logísticas e financeiras que nos impõem."
O treinador fafense admite, porém, que há muito a melhorar. "Na Taça de Portugal de Rendimento, onde são avaliadas as competições de Juniores e Seniores, não obtivemos o resultado desejado, já que perdemos ao longo dos últimos anos alguns elementos importantes para a equipa. Com o abandono desses nadadores, estamos agora numa fase de transição, em que precisamos de paciência para esta geração atingir esses escalões."
Mas basta esperar que eles cresçam? "Não, se queremos que eles continuem com a mesma ambição, temos que identificar as suas principais dificuldades e ser proactivos. Já definimos objetivos e estratégias para resolver algumas das questões mais ligadas ao abandono precoce dos nossos nadadores, seja pela melhoria da comunicação entre o clube e as escolas para permitir que os nossos nadadores sigam com a competição sem prejudicar o rendimento académico, por protocolos de colaboração com parceiros privados, outros clubes ou autarquias para melhorar as condições de treino, ou mesmo pela sensibilização dos próprios nadadores e encarregados de educação para o que é possível alcançar se todos "nadarmos" no mesmo sentido. Alguns fatores não estão diretamente relacionados com o clube, como a necessidade urgente de infra-estruturas melhores no concelho ou o desenvolvimento de políticas mais sérias e ambiciosas para o desporto em Fafe e no país, mas estamos atentos e daremos sempre o nosso contributo para que os sonhos que temos se transformem em objetivos realistas." A equipa de competição começou os treinos no início de Setembro e prepara-se para, em 2016-2017, carimbar mais uma vez o nome de Fafe no panorama do desporto nacional

0 comments:

Enviar um comentário