quinta-feira, 11 de abril de 2013

Futsal Feminino: TAÇA DO MINHO - Grupo Nun'Álvares, 6 - Associação Futsal de Fafe, 3 (Duas expulsões em derbi correcto)


Futsal Feminino/Taça do Minho

G.Nun’Álvares, 6 – Ass. Futsal Fafe, 3

Dérbi muito correcto com vitória justa e muitos golos!

Texto e fotos: Abel Castro

Na terceira vez que se defrontaram estas duas turmas do nosso concelho, desta feita para a Taça do Minho, as “Condestáveis” voltaram a somar seis golos, exactamente os mesmos dos dois jogos anteriores, alcançando nova vitória sobre as conterrâneas da A. Futsal de Fafe, que demonstraram estar em evidente ascensão.

O primeiro remate à baliza pertenceu a Cátia, para Bárbara defender com segurança.

Respondeu Sofia, de pé esquerdo, com a bola a sair ligeiramente por cima da baliza de Belinha.

 

Ao minuto oito primeiro golo. Pisco teve uma boa iniciativa pela direita, endossando depois para Cátia abrir o activo.

Volvidos dois minutos o GNA adiantou-se no marcador. Maria rematou forte para uma defesa incompleta de Bárbara e na “retoma” Ana fez o 2-0.

Sempre muito movimentado e com boas jogadas de Futsal, Loira rematou forte com o seu pé de eleição “canhoto”, para boa defesa de Belinha.

Aos 19 o GNA adiantou-se no marcador através de uma grande penalidade. Marlene cometeu uma falta na área, o árbitro Luís Magalhães apontou para o penalti e expulsou a atleta da AFF. Na conversão do castigo máximo, Joana colocou o placard em 3-0.

Respondeu novamente a equipa da AFF, novamente por Loira, com esta a rematar forte, valendo o posicionamento de Ju, quase em cima da linha de golo a evitar que o mesmo acontecesse, e na recarga Sofia atirou por cima.

 

Com 25 minutos decorridos, novo penalti e nova expulsão no dérbi fafense. O árbitro considerou falta de Cindy sobre Liana, e mostrou o cartão vermelho à atleta do GNA. Liana reduziu para 3-1.

Em cima dos primeiros 30 minutos, Ana isolou-se pela esquerda, tocando depois para a zona central onde estava Pisco, que acompanhou a jogada atacante, a fazer o 4-1, resultado da primeira parte.

Aos três minutos da segunda metade a AFF reduziu para 4-2 por intermédio de Sofia, que surgiu bem a aproveitar uma defesa em dificuldades de Verinha para a frente da sua baliza.

Aos 40 minutos, numa jogada de ataque planeado, Pisco ampliou para 5-2.

Respondeu Cardosa a atirar uma bomba que roçou o travessão da baliza de Verinha.

Na resposta o GNA respondeu de forma excepcional através de uma magnífica jogada individual de Pisco, que, em plena área tirou duas adversárias do caminho, inclusive a guarda-redes Bárbara, valendo a atenção de Loira que, praticamente em cima da linha de golo, evitou o 6-2.

 

Aos 53 Liana rematou fortíssimo, para grande defesa de Marisa, a terceira guarda redes utilizada por João Nuno Sousa, treinador do GNA.

Aos 54, Loira conseguiu finalmente aquilo que à muito procurava, o golo. Num livre cobrado sensivelmente a meio campo, reduziu para 5-3.

O público afecto à AFF galvanizou-se com este golo, mas imediatamente a seguir, Kelly fez o 6-3.

Mesmo ao soar do gong, Cátia, isolada, ainda falhou o 7.º para o Grupo Nun’Álvares.

Em  suma, a vitória da equipa de João Nuno não merece contestação, foi muito mais eficaz na zona de finalização, mas a formação de Miguel Martins surpreendeu-nos, porque nota-se ali trabalho e uma evolução evidente no rendimento da equipa.

A dupla de arbitragem não agradou a ninguém. A juiz Vânia Silva, que fez o seu segundo jogo apenas, revelou-se demasiado insegura e também bastante “imberbe” para este tipo de jogos. A sua timidez obrigou a que fosse o seu colega Luís Magalhães a dirigir praticamente o jogo sozinho.

Refira-se a propósito do último dérbi em que as meninas de ambas as equipas se exaltaram no final do jogo, que este dérbi foi extremamente correcto antes durante e depois do jogo.

Fica para o final a opinião generalizada de FafeDesportivo: Em Fafe já se pratica bom Futsal feminino!

Jogo no Pavilhão do Grupo Nun’Álvares:

Árbitros: Luís Magalhães e Vânia Silva.

Grupo Nun’Álvares (5 inicial): Belinha; Ana (1); Mariana; Pisco (2) e Cátia (1). Suplentes: Joana (1); Ju; Cindy; Maria; Kelly (1); Verinha (GR) e Marisa (GR).

Treinador: João Nuno Sousa.

Associação Futsal de Fafe (5 inicial): Bárbara; Loira (1); Sofia (1); Liana (1) e Marlene. Suplentes: Catinha; Né; Joana Galvão; Leninha; Cardosa; Lara (GR) e Lisandra.

Treinador: Miguel Martins.

Declarações:

João Nuno Sousa (Treinador GNA)

"O nosso objetivo é ganhar a Taça do Minho"

“Continua a ser um dérbi, continuamos a ser melhores, mas bolas do meio campo a entrar na nossa baliza não pode acontecer. Mas há que dar mérito ao outro lado, ao trabalho das meninas da AFF que também têm muita qualidade. Estávamos a precisar dos três pontos, porque perdemos na primeira jornada. A vitória foi muito importante, foi por 6-3, mas como se diz na gíria, nem que fosse por meio a zero, chegava. A arbitragem esteve mal para os dois lados. Não foi por eles que ganhamos, nem o nosso adversário perdeu. Criaram precipitação e indefinição nas atletas, fruto da inexperiência que demonstraram aqui. Acho que temos qualidade para passar, passam as duas primeiras equipas, não começamos bem ao perder com o Carvalhal, mas sábado se ganharmos ao Airão, como espero, damos um passo importante, embora ainda falte muito, mas o nosso objetivo é ganhar a Taça do Minho".

Miguel Martins (Treinador da AFF)

“Arbitragem puxou-nos para trás”

“Julgo que estamos a melhorar. Na primeira jornada fomos a Viana vencer uma equipa que eu considero bastante forte. Agora acho que não merecíamos uma arbitragem deste nível. Duas grandes penalidades, várias faltas a complicar sempre o nosso desempenho e a puxar-nos muito lá para trás. Não foi por eles que perdemos, é certo, mas não fomos beneficiados em nada. Hoje voltamos a mostrar que também temos os nossos argumentos, que continuamos a evoluir. Temos três pontos, a equipa que vai em primeiro lugar tem os mesmos pontos que nós, por isso para já vamos tentar vencer o próximo jogo e depois se verá onde podemos chegar”

 

 

 

 

   

 

 

 


 


 

 

 

 

 

 

 

 











0 comments:

Enviar um comentário