segunda-feira, 29 de abril de 2013

15.º Portugal de Lés-a-Lés (Com início em Fafe) com inscrições quase esgotadas!


15.º Portugal de Lés-a-Lés

8 a 10 de junho 2013

Fafe – Castelo de Vide – Aljezur

 

Inscrições quase esgotadas para o 15.º Portugal de Lés-a-Lés

 Percurso de surpresas de norte a sul

Com o aproximar do 15.º Portugal de Lés-a-Lés vai ficando definido o percurso que, de 8 a 10 de julho, ligará Fafe a Aljezur, com passagem por Castelo de Vide. O reconhecimento do trajeto da segunda etapa revelou agradáveis surpresas, confirmando a vocação de descoberta de um País único pela grande e animada caravana. Pelotão limitado a 1000 motos que, com inscrições abertas até dia 4 de maio, está quase completo.
As novidades, muitas, começarão logo nos primeiros quilómetros da tirada inicial, com partida em Fafe, e continuarão no segundo dia da maior maratona mototurística da Europa, na ligação de Castelo de Vide a Aljezur, em percurso longo, quase todo inédito e com muitos troços de verdadeiro deleite para os amantes das paisagens e... da condução. A partida da vila alentejana, bem cedo na manhã de dia 10 de junho, feriado nacional, permitirá apreciar as estradas frescas e viçosas, das mais bonitas de toda a etapa, rumo a merecida homenagem ao cada vez maior número de participantes espanhóis.

Primeira surpresa lançada pela Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal, num dia longo que levará os motociclistas a Ouguela, pequena povoação do concelho de Campo Maior, onde a caravana passou na 7.ª edição do Lés-a-Lés. Regresso a local histórico, disputado desde o século XIII por portugueses e espanhóis, através de estradinhas onde a natureza acaricia os aventureiros, oferecendo paisagens de uma suavidade ímpar. Depois, rumo a Elvas, tudo é novo, através de troços raianos e nunca utilizados...
Com Espanha sempre por perto, Juromenha e a sua bela fortaleza são abordadas por um ângulo diferente, com a entrada na localidade do concelho do Alandroal junto ao Guadiana, larguíssimo graças às águas cativas na albufeira do Alqueva, barragem que fica a cerca de 70 km em linha reta. Interessante será a visita à Rocha dos Namoradas, curiosa formação geológica localizada em Corval, concelho de Reguengos de Monsaraz, a que o povo atribui lenda de fertilidade. Um menir que pode ser consultado, como se de um oráculo se tratasse, pelas raparigas casadoiras para saberem o tempo que ainda vão esperar até serem desposadas. Naquele que será o Lés-a-Lés com menos pisos em terra batida, seguem-se as sempre agradáveis estradas de Portel, Vidigueira, Cuba, Aljustrel, Cabo Verde e Almodôvar, forma de recuperar fôlego antes de uma parte final extremamente lenta e enredada.
Aliciante de peso no caminho para o Algarve será a utilização de parte da N2 Estrada Património, apreciando a boa recuperação das Casas de Cantoneiro levada a cabo pelos Estradas de Portugal, bem como dos parques e bermas de uma via que parece ter sido desenhada a pensar nas motos. Prazer de condução que se prolongará na descoberta de um Algarve diferente, a parir do Ameixial, de aldeias paradas no tempo, através de asfaltos estreitinhos em paisagens de incrível sossego, junto às nascentes do Vascão, Mira e Odelouca. Aqui, em verdadeira viagem à moda antiga, a travessia a vau da ribeira de Odelouca deixa a caravana mais próxima de Monchique, com subida aos 900 metros de altitude do ponto mais alto da região algarvia.

Local para recuperar energia para os últimos quilómetros da grande travessia de Portugal Continental, apreciando os odores marítimos da costa de Aljezur e deitando um olhar panorâmico a Odeceixe e Rogil, algumas das terras que serão visitadas pela caravana. Descendo a ribeira de Seixe, os maratonistas descobrirão algumas das mais belas praias de Portugal, como Odeceixe, Amoreira, Monte Clérigo e Arrifana. Últimos quilómetros da longa e intensa viagem desde Fafe, rumo ao Castelo de Aljezur, último bastião mouro a ser conquistado por Afonso III no Algarve e um dos sete castelos representados na Bandeira Portuguesa, testemunho histórico da subida ao palanque dos resistentes mototuristas em conquista de um País de atributos verdadeiramente únicos.

O Gabinete de Imprensa

15.º Portugal de Lés-a-Lés




 

0 comments:

Enviar um comentário