segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Andebol: Fafense Vladimiro Pires vive momento de sonho no Luxemburgo


Foto: Marcel Nickels
Texto: Le Quotidien

Andebol: Pires, o goleiro do Fafe

O ponta fafense Vladimiro Pires vive, aos 28 anos, provavelmente o melhor período da sua carreira ao serviço do CHEV Diekirch, equipa luxemburguesa que actua na Liga AXA daquele país.

Numa entrevista concedida ao jornal independente Luxemburguês, Le Quotidien, este categorizado andebolista natural de Fafe, onde representou sempre o Andebol Clube de Fafe, desde “bebé”, ou seja, durante 24 anos, é actualmente o melhor artilheiro da Liga AXA, com 79 golos.

FafeDesportivo extraiu a notícia de Le Quotidien, devidamente traduzida para português;

Eis o teor da mesma: 

No inverno de 2017, Vladimiro Pires chega a Diekirch de seu país natal, Portugal. Dois anos depois, ele saiu no topo do ranking.

Este, com o nome de uma réplica húngara do primeiro nome de David, conhecido no Grão-Ducado por ter sido o artilheiro do campeonato (2017 e 2018) enquanto usava a camisa Pétange, uma das formações mais fraco no campeonato. Um feito tingido na mente com um paradoxo que, em teoria, pode não ser um. Quando a responsabilidade ofensiva recai sobre os ombros de um ou dois jogadores, o número de tentativas é maior que o de alguns de seus colegas mais ricamente supervisionados. E com igual ou menor eficácia, eles sempre terão mais pontos. Nesta temporada, no ranking dos artilheiros - e de acordo com os números da FLH - a hierarquia é dominada por Vladimiro Pires (76) e Borys Brukwicki (73), dois jogadores de… Diekirch. 

Sexto na Liga AXA e autor de até agora impecável contra Schifflange e Pétange, a equipe do norte certamente competirá no título do play-off. 

Sem ter conseguido dominar um membro dos Cinco Grandes, no entanto. O que já era o caso na última temporada, 17 de março de 2019, 2º dia do play-off de título. Naquela noite, o CHEV recebe os Red Boys. 

Chegando um pouco relaxados, o Differdangeois deixou o Norte com um sucesso curto (30-31), mas poderia ter sofrido um controle bastante humilhante - em termos de meios de ambas as equipes - se Vladimiro Pires tivesse transformado sua sexta penalidade no últimos segundos da noite. 

“Foi a primeira vez que estive nessa situação e fiquei nervoso, lembra o extremo direito. Eu compliquei minha vida e perdi minha chance. Se não vencermos naquela noite, a culpa é minha. Foi um momento muito difícil para mim. ”

"Eu tenho dois títulos de campeões D2"

Quase um ano depois, apesar dessa memória bem ancorada em sua memória, os portugueses se tornaram artilheiros-chefe da Liga Axa. Das 76 realizações, 15 resultam de um lançamento de 7 m. Exercício 1, ele compartilha esse papel com Brukwicki, no entanto. 

“É simples: em todos os jogos, sou o primeiro a atirar. Se eu errar, Borys cuida da próxima ", explica o português, que nesta manobra tem a pior taxa de sucesso entre os 5 primeiros (veja o oposto). "Idealmente, acho que posso fazer melhor."

Chegou em dezembro de 2017, Vladimiro Pires não imaginava estar no topo dos artilheiros do ranking dois dias antes do final da temporada regular. "É uma surpresa me encontrar nesta posição, não marquei tanto em Portugal", escapa esse canhoto de 28 anos que passou principalmente pelo AC Fafe, o clube de sua cidade natal acostumado a navegar entre os dois primeiros níveis nacionais (“Eu tenho dois títulos de campeão D2”).

Duas linhas de uma lista de prémios também são ricas em cinco títulos de campeonato e duas coroas europeias na camisa do UMinho, o clube da universidade. Vladimiro é então um estudante de física e sonha em iniciar uma carreira de pesquisa. Vir ao Luxemburgo não estava nos seus planos. Mas agora, Gab Zanon, vice-presidente da Diekirch, tem algum conhecimento no país do Fado. 

Em busca de um extremo direito, um amigo lhe dá o nome de Vladimiro Pires.

"Partindo ou não, foi uma grande decisão", diz a pessoa em questão. Eu sempre investi muito e jogar em outro campeonato me pareceu um desafio. Eu acho que tomei a decisão certa. Ganhei experiência e tenho muitas responsabilidades”.

Deveria haver outra noite de sábado contra o Red Boys. 321 dias após seu fracasso contra Sedin Zuzo, Diekirch pode sonhar com uma façanha? 

"Acho que, se estivermos bem organizados, jogarmos bem, tivermos um pouco de sorte, será possível vencer as equipes que estão à nossa frente na classificação", disse Vladimiro Pires. Depois disso, Red Boys e Esch estão acima do resto, mas nos adaptamos melhor ao jogo de Differdange…”

No sopé desta montanha, a formação do norte sempre será capaz de lembrar que, quando foi, curvou-se (34-32) depois de infligir 5-0 a seu oponente nos últimos cinco minutos. 

E então, garante Pires, se uma penalidade decisiva surgisse no final do jogo, ele assumiria a responsabilidade:

"Se eu tiver sucesso com os outros antes, é claro!" Agora tenho mais experiência do que a última vez. "

Quanto ao ranking, o português não o corrige:

"Nunca pensei nisso, mas se acontecesse, ficaria muito feliz. Mas o mais importante para mim é ajudar meu time a vencer as partidas. ”


0 comments:

Enviar um comentário