Fonte: www.rallydeportugal.pt
Thierry Neuville (Hyundai) a caminho da vitória
A grande jornada de consagração do vencedor deste Vodafone Rally de Portugal decorrerá na manhã, e princípio da tarde, deste domingo, na região de Fafe, que será o palco das últimas cinco provas especiais de classificação da sexta prova do Campeonato do Mundo. Naturalmente que será na especial de Fafe (Lameirinha), a do famoso alto, que se centram todas as atenções, até porque a segunda passagem corresponde à Power Stage, que atribui pontos (5, 4, 3, 2 e 1) aos cinco pilotos mais rápidos.
As cinco classificativas (Montim 1, Fafe 1, Luílhas, Montim 2 e Fafe 2) não somam mais do que 51,53 quilómetros ao cronómetro e ao partir da Exponor, em Matosinhos, para a última etapa com uma vantagem de 39,8 segundos em relação a Elfyn Evans (Ford), Thierry Neuville (Hyundai) estará prestes, salvo qualquer imponderável, a somar a sua segunda vitória da temporada. A confirmar-se, o piloto belga da Hyundai destronará Sebastien Ogier (Ford) da liderança do Campeonato do Mundo.
Mas se a questão do triunfo estará praticamente decidida, em aberto fica o último lugar do pódio, com Sordo (Hyundai), Suninen (Ford) e Lappi (Toyota) apostados em lutar até ao último segundo.
NEUVILLE A CAMINHO DA VITÓRIA
Beneficiando de uma boa posição de partida, e apesar de estar a competir em Super Rali, Jari-Matti Latvala foi o primeiro a triunfar neste terceiro dia de Vodafone Rally de Portugal, no troço de Vieira do Minho 1. Thierry Neuville,também mostrou muita confiança nos 17.5km da especial e iniciava o dia da melhor forma, distanciando-se da concorrência. No entanto, na especial seguinte, Cabeceiras de Basto, Elfyn Evans levava a melhor sobre o belga e parecia tentar equilibrar a contenda.
Foi na terceira especial do dia, a maior da prova portuguesa com 33.6km de extensão, que Thierry Neuville mostrou muita consistência e velocidade e acabou por se afastar, quem sabe definitivamente, dos seus adversários. Destaque ainda nesta especial de Amarante para o abandono de Kris Meeke que perdeu o controlo da traseira do seu Citroën C3 WRC, “mergulhando” numa zona muito arborizada. O piloto acabaria mesmo por ser transportado para o hospital.
Nas segundas passagens, realizadas na tarde deste sábado, a chuva marcou presença, mas o belga da Hyundai conseguiu geriu da melhor forma os pneus macios pelos quais optou. Já Elfyn Evans, a usar pneus duros, não conseguiu concretizar a aproximação à liderança. Assim, Thierry Neuville entra no último dia de prova com 39.8 segundos de vantagem sobre o britânico da Ford, somando até agora um total 3:16:30.0s em especiais.
Ao rubro está a luta pelo último lugar do pódio com Dani Sordo (Hyundai), Teemu Suninen (Ford) e Esapekka Lappi (Toyota) a lutarem, ao segundo, pelo terceiro posto no Vodafone Rally de Portugal. A diferença entre o terceiro classificado e o quinto é de apenas 15.8 segundos, o que promete uma animada luta nas cinco especiais que realizam amanhã.
O ainda líder do Mundial de Pilotos, Sébastien Ogier (Ford) voltou ao Rally de Portugal em Super Rali nester sábado depois da desistência de ontem conseguindo vencer a última especial do dia.
Entre os inscritos no Campeonato de Portugal de Ralis, Armindo Araújo foi o grande vencedor do Rally de Portugal, superando Miguel Barbosa apenas na última das doze especiais inscritos no Nacional realizaram.
Vencedores das Especiais no Rally de Portugal
Quinta-feira
SSS1 - Lousada - Ott Tanak
Sexta-feira
SS2 - Viana do Castelo 1 - Hayden Paddon
SS3 - Caminha 1 - Kris Meeke
SS4 - Ponte de Lima 1 -Dani Sordo
SS5 - Viana do Castelo 2 - Kris Meeke
SS6 - Caminha 2 -Hayden Paddon
SS7 - Ponte de Lima 2 - Thierry Neuvill
SS2 - Viana do Castelo 1 - Hayden Paddon
SS3 - Caminha 1 - Kris Meeke
SS4 - Ponte de Lima 1 -Dani Sordo
SS5 - Viana do Castelo 2 - Kris Meeke
SS6 - Caminha 2 -Hayden Paddon
SS7 - Ponte de Lima 2 - Thierry Neuville
SS8 - Porto Street Stage 1 - Thierry Neuville
SS9 - Porto Street Stage 2 - Thierry Neuville
Sábado
SS10 - Vieira do Minho 1 - Jari-Matti Latvala
SS11 - Cabeceiras de Basto 1 - Elfyn Evans
SS12 - Amarante 1 - Thierry Neuville
SS13 - Vieira do Minho 2 - Elfyn Evans
SS14 - Cabeceiras de Basto 2 - Jari-Matti Latvala
SS15 - Amarante 2 - Sébastien Ogier
0 comments:
Enviar um comentário