O QUE É FOOTGOLF?
O FOOTGOLF É um jogo com bola de futebol,
praticado em campos de
golfe oficiais, com o objectivo de atirar com o pé a
diversas distâncias até
ao “Ghole” de 53 cm, no menor número de chutos
possível.
O FOOTGOLF não é golfe nem futebol: é aliar
potência e precisão, de
forma estratégica, para atingir o objectivo!
HISTÓRIA
O FOOTGOLF foi criado na Holanda em 2009 e já
quase numa dúzia de
países se pratica e fazem parte da Federação
Internacional de FOOTFGOLF
O que faz do FOOTGOLF um jogo distinto é o facto de
ser jogado num
campo de golfe e não num campo qualquer.
VESTUÁRIO
O vestuário do FOOTGOLF é inspirado nas antigas
indumentárias do golfe,
sem chuteiras!
O equipamento normal é um boné ou pala, uma camisola
de polo (com
gola), calças ou calções, meias de losangos pelo
joelho e sapatilhas de
futebol.
REGRAS
O FOOTGOLF é jogado num verdadeiro campo de
golfe. Consiste em
jogar uma bola de futebol a partir de um ponto de
partida (tee) e
conseguir colocá-la dentro de uma baliza, com o menor
número de toques
de bola possível.
A. CARACTERISTICAS GERAIS
Equipamento apropriado
Cuidado com o estado do campo: alisar os “bunkers” e manutenção
de um ritmo de jogo estável
Manutenção da distância para o grupo da frente. Em caso de atraso,
permitir a ultrapassagem ao grupo que vem atrás.
Garantir que a bola está marcada para ser identificável.
A bola tem de ser rematada num só gesto contínuo com qualquer
parte do pé.
Não é permitido empurrar, pisar, arrastar ou tocar na bola de outra
forma.
Não interferir com a trajectória da bola, parando-a ou evitando
obstáculos, como os de água, por exemplo.
Esperar que a bola fique completamente imóvel até executar o chuto
Seguinte.
B. CHUTO DE SAÍDA
Jogar atrás da linha do “tee”, até dois metros para
trás, no máximo. A
ordem de jogo do primeiro chuto é definida por
sorteio. Nas seguintes, o
jogador com melhor pontuação, ou seja, com menos
chutos, é o primeiro
a bater a bola, depois o segundo, etc…
C. DURANTE O TORNEIO
Chutar a bola tal como ela ficou. Não é permitido tocar-lhe ou
reposicioná-la.
Excepção: Pode-se levantar a bola ou deslocá-la só
quando ela
possa vir a ajudar ou a interferir na jogada de outro
praticante. Em
caso de combinação para não levantar uma bola que
possa ajudar
outro jogador, ambos os praticantes podem vir a ser
desqualificados.
O jogador mais afastado da “baliza” é o primeiro a chutar.
Não chutar se houver a possibilidade de interferir com uma jogada
de outro grupo.
Se uma bola for movida, ressaltar ou parar por causa de outra bola,
o jogador tem de jogar a sua bola tal como ficou e
reposicionar a
outra.
Não há penalizações a não ser que ambas as bolas estejam no
“Green”. Nesse caso, o jogador que acertar noutra bola
incorre
numa penalização de dois chutos.
Um jogador não deve jogar enquanto outra bola ainda está em
movimento. Se duas bolas chocarem, não há penalização,
a não ser
que ambas estejam já no “green”. O jogador mais perto
da baliza é
penalizado com dois chutos por jogar fora da sua vez.
Ambos têm
de
reposicionar as bolas e jogar novamente no “green”.
D. OBSTÁCULOS
Os resíduos móveis (ramos, folhas, pedras e outros objectos…)
podem ser retirados. Se a bola se mexer, o jogador é
penalizado
com um chuto.
Os obstáculos artificiais (ferramentas de jardinagem, caixotes de
lixo…) podem ser mexidos sem qualquer penalização. Se
a
trajectória da bola for alterada, ela pode ser
reposicionada sem
penalização. Exemplo: uma bola que ficou
encostada a um ancinho.
Obstáculos imóveis:
pode-se levantar e deixar cair a bola sem
penalização, mas sem a aproximar da baliza. Exemplo:
encostada
aos postes de um sinal ou cartaz, a um aspersor de
rega ou debaixo
de um carro…
E. INCIDENTES
A bola ficou num obstáculo de água (estacas amarelas),
num obstáculo de
água lateral (estacas encarnadas) ou num “bunker”:
Solução: Se a bola estiver na areia, pode ser jogada tal como está sem
penalizações. Não tocar na areia ou resíduos móveis.
Alisar o “bunker”
para ficar tal como estava antes da jogada.
Reposicionar e jogar do local onde foi dado o último chuto ou
Reposicionar e jogar atrás do obstáculo de água, numa linha reta
em relação à baliza e ao sítio onde a bola caiu à
água, sem limite de
distância.
No caso dos obstáculos laterais (estacas encarnadas), reposicionar a
bola num espaço de dois metros, desde que não seja
mais perto da
baliza.
F. BOLA PERDIDA OU FORA DE LIMITES
Jogar outra bola do local onde foi dado o último
chuto, com a penalização
de um chuto.
G. BOLA INJOGÁVEL
O próprio jogador é o único que pode declarar a sua
bola como injogável
Exemplo: quando vê a sua bola no meio de arbustos ou na copa de uma
árvore
Jogar a bola do local onde foi dado o último chuto
Reposicionar a bola atrás do ponto onde a outra bola ficou, em linha
recta face à bandeira ou reposicionar a bola num
espaço de dois
metros a partir do local onde a outra ficou, desde que
não seja mais
perto da baliza. Todas as opções implicam a
penalização de um
chuto.
H. NO GREEN
Só os jogadores podem pisar o “green”, levantar e
recolher a bola.
Quando outro está a jogar, não devem estar perto ou
directamente atrás
da
bola ou da baliza, para verem a inclinação do “green”, por exemplo.