domingo, 3 de fevereiro de 2019

Juvenis A: AD Fafe, 1 - Desp. Ronfe, 1 - Assim não!


Texto: Abel Castro
Foto: ADF


Jogo menos conseguido da equipa do Fafe, que jogou contra o antepenúltimo, apenas uma boa jogada de Zé Carlos pela direita com Adriano a fuzilar o guarda-redes adversário, em mais uma partida sem ideias, factor que que se vem acentuando de jogo para jogo, excepção feita ao jogo da taça.

A segunda parte teve um interveniente de luxo que, segundo informações que recolhemos, inventou um penalti e expulsou um jogador canarinho. Não contente com isso, expulsou também um jogador do banco. Penalti batido e Dany conseguiu defender, mas na recarga um jogador de Ronfe foi mais rápido que a defesa fafense e fez o empate. No festejo um jogador ronfense manda bocas à assistência e também foi expulso.

Carregava o Fafe, e numa jogada de ataque, Henrique subiu à área adversaria e na ânsia de fazer golo, houve um contacto perfeitamente involuntário com um adversário, entrando de novo em jogo o protagonista maior (árbitro) mostrando o vermelho directo ao jovem central fafense, num lance normal que nem para cartão amarelo era, perante um jogador leal, com uma enorme postura cívica e desportiva, numa atitude do árbitro que incendiou a bancada.

Para além do referido péssimo trabalho do árbitro, houve adeptos que não gostaram nada desta exibição do Fafe, numa equipa da Formação que é neste momento a única capaz de subir aos nacionais, mas não é a jogar desta forma que isso será conseguido.

Sugerimos por fim, que o árbitro desta partida, Hélder Gonçalves, do Núcleo de Árbitros de Guimarães, tenha outro tipo de postura perante jovens meninos de 15 anos. Se não o fizer, será mais um que vai morrer à nascença, o que lamentamos. 

A pedagogia é a grande arma de quem é, ou pretende, ser um bom árbitro de futebol. É fundamental e essencial. De resto, os que querem impor autoridade com constante recurso à amostragem de cartões, são efectivamente péssimos árbitros, porque se servem desse objecto como arma de arremesso e ficam mudos e calados porque não têm poder de argumentação perante jogadores de futebol, muitos deles excelentes filhos, alunos e estudantes com futuros risonhos para as suas vidas.

Temos pena que assim seja! 



0 comments:

Enviar um comentário