domingo, 31 de agosto de 2014

A.D. Fafe, 4 - C.D. Cerveira, 0 : Vitória inteiramente justa que merecia mais golos!


Texto e fotos: Abel Castro


Jogo no Parque Municipal de Desportos, em Fafe

Árbitro: Carlos Dias (A.F. Porto)
Assistentes: Pedro Martins e Rui Eiras

A.D. Fafe: Marçal, Vasco Cruz, Xavi, Ricardo Fernandes, Herculano, André, Silvestre (Fred 69), João Nogueira, Ferrinho (Brochado 61), Nuninho (Vasco Costa 61) e Sócrates.
Treinador: Agostinho Bento

C. D. Cerveira: Nuno, Diogo Carvalho, Nibra, João Anhas (Hélder 22), Carlos Gonzalez, Óscar Sá, Marco (Postiga 63), Miguel Pereira, Rui Castro, Luís Goios (Rui Ribeiro 22) e João Neves.
Treinador: Francisco Tobias

Tarde de imenso calor no Parque Municipal de Desportos, para se jogar a partida correspondente à jornada dois do Campeonato Nacional Sénior.
O Fafe apresentou-se com um onze bastante mais ofensivo, com a subida no terreno de Ferrinho, com Herculano a estrear-se na sua posição, lateral esquerdo.

1' - Canto a favorecer o C.D. Cerveira, que entrou bem na partida.
2' - Jogada de Nuninho na esquerda, abriu no flanco oposto em João Nogueira, que disparou uma bomba para defesa apertada para canto de Nuno.
5' - Ferrinho cruzou atrasado na direita para Nuninho, com este a atirar de primeira, de pé esquerdo, ao lado da baliza.
8' - Nuninho efectuou um passe de "morte" para as costas da defesa, isolando Ferrinho, e este completamente sozinho com o guardião do Cerveira, permitiu a defesa deste. Grande perdida!
11' Goooolo! Silvestre rematou para defesa incompleta de Nuno, e Ferrinho, oportuno, redimiu-se do lance anterior e atirou para o fundo da baliza.
15' - Nuninho serviu Silvestre na área, com este a rematar contra o corpo do guarda-redes Nuno.
18´- Gooooolo! Nuninho surgiu isolado na esquerda, para depois, com toda a calma do mundo, atirar cruzado de pé esquerdo para o fundo da baliza.
20' Gooooolo! Com um Fafe endiabrado e com Nuninho a jogar de forma incrível, o Fafe marcou o terceiro golo.
Nuninho serviu de bandeja Vasco Cruz, que acompanhou a jogada atacante, para atirar para o 3-0.
A turma de Agostinho Bento dominava a seu bel prazer a partida. Vantagem confortável, exibição segura, sem tirar o pé do "acelerador".

34' - Canto favorável ao Fafe batido por João Nogueira, Xavi saltou mais alto que os centrais do Cerveira, mas a bola acabou nas mãos de Nuno.
37' - Nuninho teve uma boa iniciativa individual,  com um túnel a Óscar Sá, acabando depois de atirar de pé direito para as mãos de Nuno.
Só mesmo nos instantes finais da primeira metade, os homens do Alto Minho meteram umas bolas directas na área do Fafe, com Marçal, tranquilo, a por cobro às situações.
Grande primeira parte da equipa de Agostinho Bento, com três golos, e com um ou outro que ficaram por marcar.
Intervalo: 3-0
48' - Vasco Cruz subiu no seu flanco, direito, para efectuar um fortíssimo remate que saiu ligeiramente ao lado da baliza do Cerveira.
52' - Ferrinho avançou rápido pela esquerda, dando depois um toque a mais na bola, permitindo que o guardião visitante a segurasse.
54' - Livre para o Cerveira, com a bola a embater na barreira fafense.
56' - Numa bola dividida na área, Ferrinho foi mais forte no corpo a corpo que Óscar Sá, desviando depois de pé canhoto para a baliza, com a bola a embater, caprichosamente, no travessão da baliza.
59' - Goooolo! Herculano subiu na esquerda, após abertura de João Nogueira, cruzou para a área, a bola sobrou depois ao segundo poste onde estava bem posicionado Sócrates a empurrar para a baliza e a fazer o quarto golo.
66' - Vasco Costa cruzou de forma excelente na direita para a área, surgindo Brochado a cabecear para uma excelente defesa de Nuno para canto.
75' - Livre descaído para a esquerda favorável ao Cerveira. Bola metida na área e canto para os visitantes.
77' - Fred de forma valente ultrapassou três contrários na zona do meio campo, abriu na esquerda em Vasco Costa, este flectiu para o centro para um remate ao lado da baliza.
79' - Vasco Costa cruzou na direita para a frente da pequena área, vindo de trás João Nogueira a rematar enrolado, quando tinha tudo para fazer o quinto golo.
O jogo encaminhava-se para o final, com o Fafe sempre com o jogo controlado e em busca do quinto golo. O Cerveira, que curiosamente venceu na 1.ª jornada o Limianos por 3-2, era uma equipa completamente vulgarizada pela A.D. Fafe.
A vitória do Fafe não sofre a mínima contestação, apenas pecando por escassa.
A equipa embalou para uma agradável exibição, criou várias situações para a obtenção de uma goleada, marcou quatro golos e soma a sua primeira vitória neste Campeonato Nacional Sénior, após o empate inaugural em Bragança.
Realce ainda para a excelente exibição individual de Nuninho, que para além de ter marcado o seu golo, esteve muito activo enquanto jogou.

Sala de Imprensa:

Vasco Cruz:(Jogador da A.D. Fafe)

"Somos um bom grupo, que se apoia muito"
"Foi um jogo em que entramos muito bem, rápidos nas transições, e em face disto conseguimos ser mais fortes que o nosso adversário. Marcamos três golos nos primeiros 20 minutos, que nos deu outra tranquilidade para o resto de todo o jogo. Mesmo assim, procuramos sempre o quarto, o quinto ou o sexto golo, porque nunca baixamos o ritmo e tivemos sempre muita ambição e uma boa postura dentro do campo. Na segunda parte entramos com mais alguma contenção, mas sempre com o espírito de fazer as coisas bem e de forma rápida. Sim, estou a sentir-me bem nesta nova função que tenho na equipa, mesmo sabendo-se que a minha posição de sempre é no meio, mas estou a gostar e continuarei a trabalhar com muita determinação para ser escolha do mister, pois jogo onde ele me mandar, até na frente se for preciso. Não, não tenho qualquer receio da concorrência. É aliás saudável que isso exista numa equipa, mas nós no Fafe, mesmo aqueles que ficam de fora, apoiamo-nos e formamos um grupo verdadeiramente unido. O próximo jogo é mais um onde não esperamos facilidades, mas vamos procurar ganhar ao Pinhalnovense para seguirmos em frente na Taça".

Agostinho Bento (Treinador da A.D. Fafe)

"Não vamos embandeirar em arco"
"Eu sabia que o Cerveira tinha ganho ao Limianos 3-2, mas também tinha algum conhecimento desta equipa no ano passado, apesar de estar um bocado longe. Sabemos que é uma equipa formada por muitos jogadores do ano passado, com uma grande dinâmica de vitória, e  sabíamos que se não impuséssemos um ritmo forte no jogo, poderíamos ter dificuldades. Hoje tivemos a felicidade e a competência para, rapidamente, transformarmos um jogo difícil num jogo fácil. O calor, essencialmente na segunda parte, fez com que o jogo baixasse de intensidade. No cômputo geral eu não tenho dúvidas que obtivemos uma vitória justíssima, mas não vamos embandeirar em arco, porque não acredito que o Cerveira possa valer tão pouco como hoje, como não acredito que o Fafe vá ter estas facilidades ao longo do campeonato. O próximo jogo é um jogo de Taça, perante um adversário que compete na nossa divisão há anos, logo, perfeitamente habituados a este ritmo e a esta competição. Sei que têm muitos jogadores provenientes da formação do Vitória de Setúbal, onde se formam bons jogadores, mas sem querer falar em vingança pelo facto de nos terem ganho lá por 3-0 há uns anos, nós vamos querer vencer o jogo para passarmos à eliminatória seguinte".



















0 comments:

Enviar um comentário