sábado, 30 de agosto de 2014

A.C.D. Pica, 2 - Mondinense F.C., 3 : Jogo de apresentação deixou boas indicações apesar da derrota!

Texto e fotos: Abel Castro


A Associação Cultural e Desportiva da Pica teve esta tarde o jogo de apresentação aos associados e à Comunicação Social.
Com 23 jogadores, 12 transitam da época passada e 11 são aquisições, a ACD Pica pretende a realização de um campeonato substancialmente superior ao da época passada e de acordo com os pergaminhos do clube.


Eis o plantel da ACD Pica: Marçal, David, Miguel, Tiago, Joel, Álvaro, Catita, Edu, Raul, Feirinha, Rafa, Brinca, Ricky, Rui Abreu, André, Rafa e Toninho, todos ex-Travassós, André Daniel ex-Campelos, Samuel ex-Armil Futsal, Petit ex-Emilianos, Pedro Mendes ex-Silvares, Laureano ex-Águias da Graça e Gusto ex-Amigos de Quinchães.

Presidente: Francisco Oliveira
Dep. Futebol: António Cunha
Treinador principal: Marcelo Fernandes. Adjuntos: Ismael Sousa e Carlos "Casagrande"
Massagista: Carlos Piairo
Técnicos de equipamentos: Cândido e Quim.
Para esta apresentação, onde faltaram ainda alguns jogadores por motivo de férias, a Direcção do Pica convidou a sua congénere de Mondim de Basto, o Mondinense F.C., que alinha na Divisão de Honra da A.F. Vila Real, para um jogo treino.
Antes disso, FafeDesportivo ouviu o técnico e presidente do Pica, respectivamente Marcelo Fernandes e Francisco Oliveira, que se revelaram optimistas quanto ao futuro.

Marcelo Fernandes (Treinador do Pica)

"Andar sempre nos lugares de cima da tabela"



"Na época passada cheguei ao Pica em Dezembro, ou seja, com a época em andamento, vindo substituir um colega no comando da equipa. Este ano, procuramos dar o nosso cunho pessoal na composição da equipa, contratando jogadores que possam satisfazer o modelo de jogo que queremos ver implantado no Pica, esperando naturalmente ter sucesso. Não, não somos candidatos a coisa nenhuma, mas garanto que vamos procurar andar nos lugares de cima da tabela classificativa. No futebol ninguém pode prometer resultados, porque o mesmo é fértil em surpresas, mas vamos tentar andar sempre pelos cinco, seis primeiros. O que prometo aos adeptos é muito empenho, muito trabalho e muita dedicação. Em princípio o plantel está fechado. Só se aparecer por aí algum jogador que seja na verdade uma grande mais valia para o grupo, nos fará pensar em contratar mais alguém".
Francisco Oliveira (Presidente do Pica)

"Esperamos ter um grupo forte"



"O Pica entra sempre nos campeonatos para andar nos lugares de cima. Esta época não vamos fugir à regra, que será fazer sempre bem e melhor. Se as coisas acontecerem será muito bom, se eventualmente não acontecer, será bom na mesma, porque nós sabemos qual o valor da nossa estrutura em termos orçamentais. O grupo foi formado por jogadores que militavam na Pró-Nacional, no sentido de nos serem dadas outras garantias que não foram dadas na época passada. Esperamos ter um grupo forte, que foi escolhido pela equipa técnica com o aval da Direcção. A continuidade desta equipa técnica é para lhe dar um grande voto de confiança, porque entrou no Pica a meio da época passada e o projecto não lhes pertenceu, mas sim a outra equipa técnica. Por isso penso que escolhemos bem, ao optar pela continuidade do Marcelo Fernandes, do Ismael Pires e do Carlos Casagrande".

Seguiu-se o jogo entre ACD Pica e Mondinense FC, que os visitantes venceram por 3-2.

Árbitro: Jorge Ferreira
Assistentes: Inácio Pereira e João Marques.

A.C.D. Pica: Marçal, Álvaro, David, Tiago, Joel, Raul, Catita, Petit, Samuel, Rafinha e André.
Jogaram ainda: Rui Abreu, Feirinha, Rafa, Edu, Brinca, Pedro Mendes e Augusto.
Treinador: Marcelo Fernandes

Mondinense F.C. : César, Kokas, Ricardo, Zé Pedro, Vila Chã, Zé Henrique, João Miguel, Diogo Bigodes, Henrique, Geninho e Miguel.
Jogaram ainda: Flávio, Felizardo, Dani, Piteco, Kica e Rika.
Treinador: Vítor Pereira.

Quanto ao jogo, o Mondinense marcou cedo, logo aos cinco minutos, num bom golo de Henrique.
Respondeo o Pica por Petit, com este a atirar a bola ao poste da baliza de César aos nove minutos.
E ficou-se por aqui o Pica na primeir metade, por o Mondinense foi sempre melhor equipa sobre o relvado.
Aos 15' Raul viu o árbitro Jorge Ferreira exibir-lhe a cartolina encarnada, ficando o Pica a jogar com 10 homens.
Á passagem da meia hora a equipa de Basto, com bastante mais posse de bola e domínio absoluto na partida, fez naturalmente o segundo golo por Geninho, que concluiu da melhor forma um pontapé de canto a seu favor.
Sempre por cima, a equipa de Vítor Pereira faria o terceiro golo muito próximo do intervalo, também na sequência de um canto bem emendado na área novamente por Geninho.
Para a segunda parte tudo se alterou.
Com as alterações o Pica foi literalmente superior e viria mesmo a chegar ao golo.
Aos 62' Pedro Mendes só com o guarda-redes atirou à figura, mas o mesmo jogador viria a estar em destaque quando aos 65 bateu um livre em jeito de canto mais curto, tenso para a área. Daí resultou um pontapé de canto cobrado pelo mesmo Pedro Mendes, surgindo Rafa sem oposição na área a cabecear para o fundo da baliza, com a bola a tocar ainda no poste esquerdo antes de entrar.
Aos 73' Brinca e Feirinha tiveram uma boa jogada de ataque, com o último a desviar a bola de César já na pequena área, tendo a mesma saído ao lado da baliza.
As posições invertiam-se e quem mandava na partida era o Pica, que melhorou muito com as alterações.~
Em mais um lance de bola parada o Pica reduziu para 2-3. Estavam decorridos 75 minutos, novo canto batido para a área, a bola sobrou ao segundo poste, onde estava Rui Abreu a emendar de pé esquerdo.
Aos 80' o Mondinense quase ampliou, mas a bola acabou por sair ao lado da sua baliza.
Respondeu ainda o central da casa, Tiago, quando aos 85', em novo canto, quase fez o golo do empate.
Resumidamente, ninguém gosta de perder jogos mas, este, por ser o primeiro jogo mais a sério do Pica, após uma fácil vitória por 6-0 ao Fareja, obriga-nos a rever esta equipa, que mostrou apenas bons argumentos na segunda metade.




0 comments:

Enviar um comentário