domingo, 21 de abril de 2013

A.D. Fafe, 3 - S.C. Mirandela, 3 : Jogo tranquilo com...3 penaltis, 1 autogolo e 4 cartões vermelhos!!!

2.ª Divisão Nacional/Zona Norte

A.D. Fafe, 3 - S.C. Mirandela, 3


Pedro Vilaça (árbitro) estragou o jogo todo!


Texto e fotos: Abel Castro

O Fafe entrou muito melhor na partida. Ao minuto quatro Filipe surgiu na cara do guarda redes Rui Nereu (que já defendeu na equipa titular do S.L. Benfica), com este a defender com os pés, evitando que o avançado do Fafe marcasse.

O primeiro quarto de hora pertenceu ao Fafe que dispôs de três cantos, mais posse de bola, e a jogar no meio campo do Mirandela que apenas tentava sair em contra ataque. Conforme narravam os colegas da Comunicação Social de Mirandela, até parecia o Fafe a equipa que ainda lutava pela subida.


Aos 17' Valente teve uma boa iniciativa individual pelo centro do terreno, desviou dois contrários, rematando depois fraco para as mãos de Rui Nereu.

O Mirandela apenas tentava responder em tímidos lances de contra ataque, porque em termos de domínio e posse de bola, só dava Fafe.

24 minutos golo do Fafe. João Nogueira efectuou um excelente passe de ruptura para as costas da  defensiva transmontana, surgindo Tiago André muito oportuno a atirar de pé esquerdo para o fundo da baliza.

Aos 28 Danilo cruzou na esquerda, a bola saiu directa à baliza de Pedro Freitas, que teve de aplicar-se ao defender com a ponta dos dedos levando a bola ainda a roçar no travessão da sua baliza.

Aos 35 minutos Filipe bateu um livre para a área, Mike surgiu no chão, puxado por Corunha segundo o árbitro Pedro Vilaça, num lance que este considerou passível de grande penalidade. Na conversão Valente elevou para 2-0.

Aos 40, numa bola metida para a área do Fafe, Zé Manel tentou limpar a sua zona acabando por não ser feliz, porque introduziu a bola na sua própria baliza.

Volvidos três minutos, Rui Faria bateu um livre forte contra Filipe, o árbitro voltou a considerar penalti e Leandro, o melhor marcador da segunda divisão nacional, fez o golo da igualdade.


Aos 47 minutos Pedro Vilaça deu sequência ao festival de cartões, e num lance de uma falta normalíssima cometida por Filipe, exibiu-lhe a segunda cartolina amarela e o consequente vermelho. Muito mal, o árbitro de Santo Tirso!

Depois da decisão, errada, de Pedro Vilaça, que colocou o Fafe a jogar com 10 homens, a equipa fafense continuava personalizada, evidenciando-se o espírito de entreajuda face à inferioridade numérica.

Aos 55' Zé Manel viu também, incrivelmente, o segundo amarelo e o Fafe ficou a jogar com nove jogadores.

Aos 66' Lucas surgiu na área do Fafe a emendar da esquerda um cruzamento, fazendo de cabeça o 2-3.

Seguiu-se uma fase do jogo em que os jogadores do Mirandela faziam faltas passiveis de cartões, mas Pedro Vilaça deixava andar ouvindo os adeptos do Fafe chamarem-lhe "honesto"! Dando sequência ao seu desastrado trabalho, o árbitro expulsou Leandro, jogador do Mirandela, com dois amarelos seguidos! Muito mal. O jogador bateu palmas ao árbitro (mal) pelo primeiro amarelo e viu o segundo. Mas o que importa salientar é que o primeiro cartão não tinha razão de ser! 

Aos 80 minutos João Nogueira cobrou um canto na esquerda para a cabeça de Badará, e este, solto na área, atirou ao lado falhando o empate.

Aos 82 minutos o ainda júnior Vasco estreou-se no plantel principal da A.D. Fafe, ao entrar para o lugar de Miguel Mendes.

Mesmo em inferioridade numérica o Fafe não era em nada inferior ao Mirandela, que a vencer, apenas tentava segurar a vantagem de forma recuada.

Aos 89 Pedro Castro rompeu bem na direita, atirou para defesa a soco  de Rui Nereu, surgiu Badará a tentar a recarga e Rui Nereu parece ter amarrado as pernas do avançado fafense. Nereu foi expulso e João Carneiro, tranquilamente, fez de pé esquerdo o golo do empate.

Num jogo extremamente correcto, não se percebe como é que um árbitro exibe 8 cartões amarelos e 4 vermelhos! Até acreditamos que o senhor Pedro Vilaça seja bom árbitro, mas nos jogos com o Fafe não tem estado feliz. E neste jogo não o esteve. Desejamos-lhe a melhor sorte do mundo, mas deixamos-lhe daqui um conselho: Sendo ele um senhor com um nível académico acima da média, ser-lhe-á assim tão difícil implementar a via do diálogo em detrimento de tanta cartolina? A não ser que tenha tido como professor um tal Martins dos Santos, que só não exibia cartões aos assistentes porque não podia! Valha-nos Deus senhor Pedro Vilaça!

Declarações:

João Nogueira (Capitão da equipa do Fafe)
 
"O árbitro perdeu o controlo do jogo"
 
 
"Sabíamos que tínhamos que dignificar esta camisola. Queríamos muito vencer este último jogo em casa e acho que demos tudo, com onze, com dez, e mesmo com nove. Temos a consciência que podíamos ter feito mais neste campeonato, mas outros factores, extra futebol, não nos permitiu ir mais além. Claro que também temos a nossa quota parte de culpa, mas julgo que da nossa parte realizamos o melhor campeonato possível. Acho que o árbitro perdeu o controlo do jogo, foram penaltis, expulsões, foi muita coisa junta num jogo limpo. Fora de casa os resultados não foram assim tão bons, mas existiram muitos motivos para que tal acontecesse. Vamos tentar ganhar o último jogo, porque é o que fica, para acabarmos o campeonato de forma feliz, num clube onde me sinto muito bem".
 
 
Zé Brochado (Jogador do Fafe)
 
"Sinto-me uma pessoa realizada"
 
"Antes de mais quero dizer que ficamos muito condicionados com as duas expulsões no início da segunda parte. Quando estávamos 11 de cada lado mostramos que fomos superiores ao Mirandela, que liderou este campeonato durante 20 semanas. O árbitro expulsou-nos dois jogadores fulcrais na equipa e isso prejudicou-nos muito. Depois, na parte final, se houvesse mais uns minutos de jogo, estou convencido que ainda poderíamos vencer. Este futebol não foi aquele que eu aprendi ainda nas camadas jovens, nem é o tipo de futebol que eu aprecio, porque na minha opinião ele foi estragado pelo árbitro. Foi um jogo bem disputado técnica e tacticamente. Gosto de jogar futebol, faço aquilo que gosto, e ainda recebo alguma coisa para o fazer, como tal, sinto-me uma pessoa realizada".
 
Agostinho Bento (Treinador do Fafe)
 
"Eu e os meus jogadores crescemos muito nesta época"
 
 
"Acho que foi um jogo disputado por duas boas equipas. Já tinha dito ao Vítor Maçãs em Mirandela que a sua equipa merecia subir pelo campeonato que a sua equipa estava a fazer, e ele sabe bem que tenho uma costela do G.D. Chaves. Fizemos a nossa obrigação para o bem do futebol, que é dar o melhor para tentar vencer, e os nossos adeptos e associados também mereciam muito que nós tivéssemos vencido este jogo. Seria uma tremenda injustiça se saíssemos derrotados. Fomos penalizados novamente a exemplo de outros jogos, em que os meus jogadores viram cartões em lances que considero normais em futebol. Mas isso aconteceu-nos em vários jogos nesta época. Os meus jogadores não são violentos nem mal educados. Estou satisfeito com a atitude dos meus jogadores, que foram grandiosos. Mesmo com nove, ou oito e meio, fomos dignos e acreditamos até ao fim. O nosso campeonato ainda não acabou, porque vamos tentar vencer o último jogo. Sinto que nesta época cresci imenso como treinador. Houve muitas alterações e dificuldades durante a época, situações inesperadas que nos surgiram ao longo do campeonato, para não falar de alguns jogos que perdemos perto do fim através de penaltis. Hoje somamos um ponto com um penalti, mas como disse atrás, perante a época atípica e estranha que tivemos, onde fomos a equipa que mais jogadores teve expulsos em lances como os deste jogo e uma série de lesões que a partir de determinada altura assolaram a equipa, sinto-me muito mais treinador e sinto que também há jogadores no Fafe que são muito mais jogadores hoje, do que o início da época. Resumidamente, esta época fez-nos crescer. Estejamos onde estivermos na próxima época, tenho a certeza que tanto eu como os meus jogadores seremos muito melhores".
 

Vítor Maçãs (Treinador do Mirandela)
 
"Desejo à arbitragem o dobro do que desejo para mim enquanto treinador de futebol"

 
 
"A minha vontade não era estar aqui. Mas como a Comunicação Social me merece respeito eu vim aqui. Felicito a equipa do Fafe pela vontade, pela luta, pelo profissionalismo e honestidade que impuseram neste jogo. Gostaria também de lhes dizer que os meus jogadores são uns verdadeiros campeões. Depois, se me permitem, gostaria de destacar algumas pessoas afectas ao S.C. Mirandela. O sócio Jorge Humberto, que não aparece muito, mas é um dos sócios que acompanha muito a vida do Mirandela e acompanha a vida deste clube até ao seu limite. Mais três sócios que merecem o meu tributo, o Restaurante Adega, na pessoa dos seus gerentes e o Restaurante Popular que também sempre esteve connosco. Gostaria de ter ganho, acho que merecíamos ter ganho. Desejo que a equipa de arbitragem seja feliz na próxima época, aliás sei que eles vão subir e desejo-lhes o dobro da felicidade que eu quero para mim. Uma última palavra de apreço para os dois grandes clubes que vão disputar a segunda Liga, o Desportivo de Chaves e o Ribeirão".
 
 
 
 

Parque Municipal de Desportos em Fafe
Árbitro: Pedro Vilaça, auxiliado por Tiago Leandro e José Silva (A.F. Porto)

A.D. Fafe: Pedro Freitas, Mike, Zé Manel, Miguel Mendes (Vasco 82), Zé Brochado (Badará 68), André, João Nogueira, Tiago André, João Carneiro, Filipe e Valente (Pedro Castro 73).
Treinador: Agostinho Bento

S.C. Mirandela: Rui Nereu, Danilo, Alphonse, Corunha, Rui Lopes (Jair 64), Leandro, Bila, Lucas, Adriano, Califa (Pedro Borges 63) e Rui Faria (Júnior 56).
Treinador: Vítor Maçãs.

 Golos: Tiago André 24; Valente 35 (gp); Zé Manel (própria baliza 40); Leandro 42 (gp); Lucas 66; João Carneiro 90 (gp).

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 





 





 


0 comments:

Enviar um comentário