quinta-feira, 11 de abril de 2013

Grande Entrevista com Bruno Ventura (Brokinha) "O estatuto, cunhas, empresários, favores e principalmente "Padrinhos" prejudicaram a minha possível ascensão a patamares superiores"

Romário, Messi, João Pinto, Rui Barros e outros, têm a minha estatura!

Texto: Abel Castro

FafeDesportivo: Brokinha, o Antime encontra-se na quarta posição, praticamente sem possibilidades de chegar ao 1.º lugar. Julga que é uma classificação justa da sua equipa? Ou esperava mais?

Brokinha: Desde já queria enaltecer o grande trabalho que o FafeDesportivo tem feito relativamente à informação do desporto de Fafe, é sempre bom ver pessoas que comunicam a informação do desporto da sua cidade, para as pessoas, principalmente as que não são de Fafe, espero que continue nesta senda do bom trabalho até agora realizado.
Relativamente à sua pergunta, a classificação é muito injusta porque não reflete o trabalho realizado dia apos dia e a qualidade individual de cada um de nós em Antime, pois por vezes não a conseguimos transportar para dentro de campo como queríamos. Esta situação tornou muito complicada a nossa prestação no campeonato, principalmente em casa, onde cedemos vários pontos onde não devíamos. Já em relação a jogos fora de casa conseguimos fazer um campeonato até agora bastante positivo. Esperava e espero mais, claro, pois sou um jogador muito competitivo e quero ganhar sempre, mas não vamos baixar os braços, há ainda muitos pontos em disputa e queremos vencer todos os jogos até final.
Colectivamente para já estamos dentro dos objectivos iniciais traçados pelo clube, mas claro que a nível individual, com o desenrolar do campeonato e visto achar (sem desrespeitar as outras equipas obviamente) que somos a melhor equipa desta divisão esperava ser campeão, porque afinal é para isso que trabalhamos, sendo que esta é apenas uma opinião meramente pessoal.

FD: Tem sido uma figura em destaque no Antime. Existe algum segredo?
Brokinha: Empenho-me em todos os treinos e todos os jogos com tudo o que tenho e trabalho sempre de forma seria, procurando responder da melhor forma aquilo que me é pedido pelo treinador. Quero aqui salientar que o destaque individual está sempre associado a um colectivo muito forte que me tem ajudado a sobressair, pois tal como disse anteriormente, acho que somos a melhor equipa da divisão e os meus companheiros de equipa tem trabalhado muito para que a minha qualidade individual sobressaia e assim seja posta em evidência e ao serviço dos interesses da equipa.
FD: Após a apresentação no Silvares, no início da época, rumou ao Mondinense, para regressar a Fafe em direção ao Antime. Conte-nos como tudo se passou. As pessoas gostam de saber.

Brokinha: Em relação a minha continuação no Silvares, julgo que é já uma situação que está esclarecida e não tenho mais nada a acrescentar, saí de cabeça erguida, dei tudo por aquele clube, cumprindo com tudo o que me foi pedido e como não sou uma pessoa problemática não vou aqui alimentar qualquer tipo de especulação em relação ao que se passou, visto que como pessoas sérias que somos, resolvemos eu e a Direcçao do Silvares a minha não continuidade naquele projecto.
Em relação ao Mondinense, gostei imenso de lá estar, as pessoas foram extraordinárias comigo e fizeram tudo o que puderam para eu la jogar esta época, mas infelizmente devido a minha profissão e incompatibilidade de horários, não foi possível dar asas aquele projecto que apesar de aliciante me foi de todo impossível aceitar.
Apos essa decisão rumei ao Antime, clube que desde o início da época mostrou interesse em contar comigo e dada a minha não permanência em Mondim, voltaram a demonstrar o seu interesse e como se compatibilizavam os horários entre treinos, jogos e a minha profissão actual proporcionou-se a oportunidade ideal de prosseguir a minha carreira futebolística neste clube e nesta divisão.
FD: Como se define enquanto jogador de futebol?

Brokinha: Sou um extremo puro muito trabalhador e tácticamente cumpridor. As minhas principais características são a técnica individual, velocidade e a finalização, que tenho vindo a melhorar época após época, sendo esta uma das mais produtivas em termos de estatística onde consegui marcar 11 golos tendo começado a jogar apenas a 6ª jornada e sem pré-epoca realizada, o que me enche de orgulho. Quero aproveitar esta ocasião para contrariar a ideia que é bastante comentada em Fafe que sou um jogador que "só corre, é só velocidade" e que considero bastante injustas quando ando na média de 10 golos e mais de 10 assistências por época. Mas a crítica cala-se dentro do campo e cabe-me a mim trabalhar para surgirem comentários mais positivos. Era só um reparo que queria deixar.

FD: É um jogador talhado para actuar nos campeonatos distritais, ou acha que pode pisar outros "palcos" ?
Brokinha: O futebol é muito injusto. Por vezes não é a qualidade que vence nos clubes mas sim outros factores que são completamente alheios ao teu trabalho em treinos e rendimento em jogos. Toda a gente sabe como é o mundo do futebol e não vou ser eu aqui a dizer que " descobri a pólvora" , mas sim, já fui bastante prejudicado quer na formação, quer quando joguei nas divisões acima da 1ª Distrital. O estatuto, cunhas, empresários, favores e principalmente "Padrinhos" prejudicaram a minha possível ascensão a patamares superiores. Já muitas pessoas importantes ligadas ao futebol me disseram que não sabem como é que eu ainda jogo nesta divisão devido à minha qualidade, e eu pessoalmente concordo, porque já tenho imensas provas que mereço mais que uma 1ª Distrital, mas o futebol é assim e não faltam jogadores de grande qualidade e também eles não saem destas divisões
FD: Se tivéssemos o Brokinha com mais 10 centímetros de altura, teríamos um jogador completamente diferente?

Brokinha: Essa sempre foi uma observação feita durante a minha vida nos campos de futebol. Com certeza as oportunidades seriam outras, a confiança em apostar num jogador de um metro 1.67cm é sempre pouca, pois jogadores como Romário, Messi, João Pinto, Rui Barros ou até mais recentemente o Caetano que atualmente alinha no Paços de Ferreira, não chegam para convencer que a qualidade não depende do tamanho, mas sim da capacidade técnica dos jogadores. O Caetano fez toda a sua formação no Futebol Clube do Porto e não teve sequer uma oportunidade na equipa sénior.
Sinceramente acho que seria um jogador exactamente igual pois a mentalidade e a técnica iriam estar sempre lá. Com a altura podia perder umas coisas, ganhar outras mas nunca se saberá. Com certeza que todos vocês olhariam para mim não como um menino e sim como um homem, porque o complexo de inferioridade nos dias de hoje é enorme e todos me veem como o "pequenino".
FD: Com o Antime cada vez mais próximo de alcançar um lugar de acesso à Divisão de Honra, vamos ter Brokinha por mais tempo no Operário?
Brokinha: O futuro a Deus pertence. Não sei o dia de amanha, compete-me trabalhar e focar-me no meu trabalho até final de época. O que vier será sempre bom.

FD: Quem é o seu ídolo como jogador de futebol?

Brokinha: Ronaldinho Gaúcho, o melhor de sempre. A sua alegria e qualidade individual sempre me inspiraram, o eterno 10 pelo qual tenho superstição, deve-se a ele.

FD: E o seu treinador tipo?

Brokinha: José Mourinho. Liderança, qualidade táctica, consegue unir um grupo como ninguém e protege os jogadores como nenhum outro o faz. Além disso só não evolui com ele quem não quer, pois ele tira o melhor de cada jogador que lhe passa pelas mãos, sem excepção.
FD: Quer deixar alguma mensagem para alguém em especial?
Brokinha: Ao O.F.C. Antime pelo oportunidade que me deu de conseguir dar continuidade ao que gosto mais de fazer que é jogar futebol. Um obrigado a todas as pessoas que pertencem a esta instituição que tudo fazem para que eu me sinta em casa. Não posso deixar de esquecer o Mister Francisco Castro por toda a disponibilidade que demonstra em querer que eu evolua e me torne melhor jogador. A ele desejo que o Antime seja apenas o início de uma grande carreira e funcione como um trampolim para ele no futuro.
Agora quero agradecer em especial a uma pessoa que tem estado sempre ao meu lado desde que reingressei no Antime que é " O PAI" Zé Artur, pois todas as palavras que lhe pudesse aqui dedicar nunca poderiam agradecer tudo o que ele já fez e ainda faz por mim dentro e fora de campo. É uma pessoa ímpar e ao qual desejo as maiores felicidades, porque se há pessoa que merece é o Zé Artur, pois tem um coração enorme.
 
 
 


0 comments:

Enviar um comentário