quarta-feira, 3 de abril de 2013

A oito jogos do fim o Silvares continua na luta pela subida! (Vítor Pacheco)


G. D. Silvares:

Continua a marcha pela subida, mas vem aí jogo que pode ser decisivo!


FafeDesportivo falou com o treinador Vítor Pacheco

"A oito jornadas do fim o G.D. Silvares ainda luta pela subida" disse.




Texto e fotos: Abel Castro
FafeDesportivo: A derrota com o Ases de Sta. Eufémia, uma equipa teoricamente candidata à descida, deixou marcas? Tem noção que esse desaire pode ter "roubado" a subida do Silvares ? 
Vítor Pacheco: Não nos preparamos para nenhum jogo com outro intuito que não seja o de conquistar os 3 pontos, por isso nenhuma derrota nos deixa satisfeitos, no entanto penso que pelo excelente trabalho que  temos feito ao longo da temporada não pode uma derrota deixar marcas, tiramos grandes ilações da mesma, pois pagamos demasiado caro o facto de termos dado 45 minutos de avanço. O rendimento que tivemos na segunda parte, em circunstâncias normais seria suficiente para golearmos, e acabamos derrotados, não há jogos ou equipas fáceis, por isso temos que estar concentrados durante todo o tempo de jogo. Essa é a principal ilação que temos de tirar deste jogo.
FD: Domingo há um jogo de extrema importância para o seu clube. Tal como o Silvares, o Ruivanense também perdeu em casa com o S. Cosme. Isso não é prejudicial?
VP: Penso que não, vamos encarar o jogo como encaramos todos até ao momento, com um único pensamento: ganhar. Para nós foi bom que o Ruivanense tivesse perdido, pois permite-nos em caso de vitória passar para 2º lugar, coisa que não aconteceria caso não tivessem perdido. Sabemos que vamos defrontar uma das equipas mais fortes desta divisão, que se assumiu e reforçou para subir, mas jogamos em casa, onde somos muito fortes, vamos tentar repetir a vitória da primeira volta e desta forma alcançar o 2º lugar.
FD: A sua equipa por vezes demonstra alguma irregularidade. A que se deve essa inconstância?
VP: Não concordo, aliás, penso o contrário, temos sido muito regulares ao longo de toda a época, ainda agora vínhamos de uma séries de nove jogos sem perder, andamos sempre nos três primeiros classificados, o que se é possível se formos regulares. Perdemos aqui ou ali jogos que não esperávamos, mas se repararmos esta série é muito competitiva e equilibrada, basta ver por exemplo a dificuldade que todas as equipas têm em ganhar ao Fermilense tendo estes apenas sete pontos. Uma equipa que já desceu, consegue ter menos golos sofridos que o Ruivanense que luta para subir.
FD: Sabe que em caso de desaire no próximo jogo, o Silvares pode ficar arredado da subida? Ou seja, pode ficar a cinco pontos do segundo e a sete do primeiro…
VP: Importa referir que em momento algum o Silvares se assumiu como candidato à subida, nunca foi esse o objetivo do clube. Apenas me pediram um campeonato tranquilo, as nossas excelentes prestações, que nos permitiram andar sempre nos primeiros lugares, é que nos rotularam de candidatos. Mentiria se dissesse que andando sempre nos lugares da frente não penso na subida, mas se a mesma não se concretizar não beliscará em nada o excelente trajeto que fizemos, pois como todos sabemos não é fácil subir de divisão, muito menos quando o clube não tem esse objetivo. Se ganharmos passaremos para segundos e continuaremos com as nossas aspirações intactas, se não ganharmos manteremos o terceiro lugar e não ficaremos arredados do que quer que seja, mas ficará mais difícil, é verdade.

FD: Se o Silvares não subir de divisão o Vítor Pacheco vai continuar no clube? Para uma segunda tentativa? Porque os jogadores que escolheu são todos da sua responsabilidade. Se isso acontecer, equaciona levar a maioria deles consigo, uma vez que o Pacheco tem já adquirido o denominado núcleo duro?

VP: Quando aceitei o desafio Silvares, concordei abraçando um projeto de dois anos. Este é o segundo ano, no final da época haverá eleições no clube, podendo ou não ficar as mesmas pessoas na Direção. Penso ser ainda muito cedo para falar disso, o ano passado por esta altura já tinha a minha continuidade acertada e já preparávamos esta época, este ano não será assim, até porque, como disse, vai haver eleições. Falta portanto saber quem irá tomar conta dos destinos do clube, e quais os projetos/ideias que tem para o mesmo. O plantel foi escolhido por mim, e penso que muito bem escolhido, pois como disse o objetivo era apenas fazer um campeonato tranquilo e a oito jornadas do fim lutamos pela subida... Hoje de certeza que ninguém duvida que fizemos bem em reforçar-nos com jogadores que quase desciam o ano passado, dúvidas que pairavam na cabeça de alguns no início. Se me convidarem para continuar no clube, falarei com as pessoas com o maior dos prazeres, pois sempre me trataram muitíssimo bem, agora mentiria se dissesse que não ambiciono treinar em divisões superiores, em projetos ambiciosos. Para já quero continuar focado em terminar este ciclo e depois logo se vê, se outro se abre ou se outras portas se abrem. Quanto aos jogadores, foram escolhidos porque os conheço muito bem, não só a sua qualidade inequívoca enquanto futebolistas, mas também a sus componente humana. Serão sempre opções muito válidas para integrar futuros projectos meus, há jogadores com capacidade/qualidade para serem mais-valia em divisões superiores.

FD: O jogo de domingo, pela responsabilidade que apresenta, merece alguma preparação especial. Está em causa a subida de divisão!?

VP: A única diferença do jogo de domingo para a grande maioria é que com a paragem da Páscoa tivemos duas semanas para o preparar, mas não mereceu qualquer preparação especial, quem me conhece sabe que trabalho com empenho e rigor do primeiro ao último treino da época. Em causa estarão apenas três pontos, que queremos muito conquistar para continuarmos o nosso trajeto que tem deixado todos aqueles que gostam e sentem o clube, orgulhosos. Se não o conseguirmos, lutaremos até ao fim para fazer um campeonato que nos permita continuar nos lugares que sempre ocupamos até agora. Se assim for penso que todos os que gostam e sentem o clube terão motivos no final para estarem satisfeitos pela forma como representamos tão grande e prestigiada Instituição.

0 comments:

Enviar um comentário