quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Entrevista a Luís Nunes: Não ligo nada a futebol; A segunda fase será nossa; A saída do Luís Ferreira e do José Santos, um dia falarei...


 Entrevista com Luís Nunes, capitão da equipa do Andebol Clube de Fafe, e actual melhor marcador do CampeonatoPortuguês



·            "A segunda fase será nossa"

 

·        "Não ligo nada a futebol. Para além da corrupção, jogadores ganham de mais para o que jogam e não ligam nada aos adeptos"

 

·        "Ser campeão pelo Benfica é monstruoso. Saí do Benfica com muita pena e lágrimas"...

 

·        "O ACF é o clube da minha cidade e do meu coração"

 

·        "As saídas do Luís Ferreira e do José Santos? Um dia falarei"…

Texto: Abel Castro

Fotos: Rui Dario Correia e Isabel Cutileiro

FafeDesportivo: Luís Nunes, para que os nossos leitores tenham uma maior percepção do seu brilhante percurso ligado ao andebol, diga-nos como surgiu a sua paixão pela modalidade e onde começou a jogar.

Luís Nunes: Surgiu com 10 anos e por intermédio de amigos, e na Associação Desportiva de Fafe, na altura ainda tinha andebol.

FafeDesportivo: Após vários anos no Norte, surgiu o convite do S.L. Benfica onde foi campeão na época 2007/08. Sabemos que foi muito feliz no Benfica. Diga-nos quais os melhores momentos que viveu no clube da águia…

Luís Nunes: Ser campeão depois de 18 anos sem o clube não ganhar nada foi lindo, mas a minha despedida do clube também foi magnífica, pois senti o carinho dos adeptos e todo o seu amor por mim, amor e carinho esse que ainda hoje se reflecte em cada visita à capital.

FafeDesportivo: Foi campeão no Benfica, foi internacional, subiu com o A.C. Fafe. Qual é o troféu que ficará “amarrado” a si para toda a vida?

Luís Nunes: Seria injusto especificar um, pois todos eles foram significativos para mim cada um à sua maneira, subi com o Fafe e fui campeão, isto com o clube do e da cidade do meu coração, é gratificante e glorioso, mas ser campeão pelo Benfica é grandioso pela dimensão e monstruosidade grandiosa do clube.

FafeDesportivo: Na altura, em 2010, o Luís dizia que era com pena que deixava o Benfica. A última época na águia não lhe correu bem, ao apontar apenas 57 golos…

Luís Nunes: Sim, foi com muita pena e lágrimas que deixei o clube, porque sentia que podia dar muito mais ao clube e seus adeptos, mas vicissitudes da altura, fizeram com que o que parecia ser uma ligação para a vida, fosse rompida.

FafeDesportivo: Luís Nunes, sente que ainda hoje tinha valor para jogar no S.L. Benfica?

Luís Nunes: Valor acho que sim, mas é uma questão muito complicada.

FafeDesportivo: Qual o segredo para apontar tantos golos? 144 em 19 jogos ? Média de 7,6 por jogo. Já lhe impuseram o epíteto de chapa 10…

Luís Nunes: Muito trabalho, e não digo isto como cliché, é verdade, preparei-me muito para esta época pois sabia que ia ser difícil, então treinei sempre durante as férias sozinho na pista ou no ginásio Vital com alguns amigos como o Aldo, Hugo, Pedro, etc…pessoas que me ajudaram com vários programas de preparação e também com a companhia do inesgotável Sr. Zé Maria que é um exemplo de vitalidade para todos, e nele se vai buscar muitas forças para treinar e levar a vida sempre com um sorriso.

FafeDesportivo: Elledy Semedo, do Belenenses, seu principal adversário foi para o Qatar. Pedro Cruz, do Águas Santas, com 130 golos e o veterano Yuriy Kostetsky do Sp. Horta com 128, ainda são ameaça no que concerne ao melhor marcador?

Luís Nunes: O mais importante será a manutenção da minha equipa e só depois poderá vir o individual. Claro que gostava de ser o melhor marcador, mas se não conseguir e a equipa atingir os objectivos, ficarei felicíssimo.

FafeDesportivo: O Luís Nunes em tempos disse que exagera um pouco na individualidade. Isso é uma virtude, ou um defeito?

Luís Nunes: Pode ser um pouco dos dois, mas eu prefiro chamar virtude porque se quero muito a bola é sinal que gosto de assumir, por vezes chamam individualidade mas quem me conhece sabe que é raça, querer, e vontade de ajudar a equipa, mas nem sempre tomo as melhores decisões.

FafeDesportivo: O penúltimo lugar do ACF é muito incómodo nesta 1.ª fase. Como vai ser na fase de manutenção? Acredita que o Andebol Clube de Fafe se vai manter entre os grandes do andebol nacional?

Luís Nunes: Tenho a certeza que se vai manter e não penso em outra coisa a não ser na manutenção. A segunda fase será “nossa”.

FafeDesportivo: Sabemos que o Luís não é grande apreciador de futebol. O facto de ser jogador de andebol pesa na sua opinião, ou existe algo mais?

Luís Nunes: É verdade que não ligo nada ao futebol, mas apenas porque durante os anos que estive no S. L. Benfica coincidiu com um período mau do SLB e custava-me muito ver todos aqueles adeptos sofrerem tanto, tanto sacrificio pelo clube, pelos seus atletas e eles que ganham milhões, um exagero de dinheiro, não se preocupavam o mínimo, podiam perder empatar etc, que para eles era igual, e aquilo marcou-me e nunca mais liguei ao futebol e porque também existe muita corrupção e o nosso futebol é fraco para o dinheiro que os grandes pagam, é um exagero, eu estive na altura do David Suazo e não tem ideia do que ele ganhava no Benfica e a outra parte do Inter de Milão…..

FafeDesportivo: O Luís Nunes gosta muito do ACF, dizendo que é o clube do seu coração. Vamos ter o Luís Nunes por quanto mais tempo a jogar? Treinar o clube está nas suas cogitações?

Luís Nunes: É o meu último ano de contrato com o clube e não sei como vai ser o futuro, mas é público aquilo que sinto pelo clube e todos os esforços e privações que fiz e faço pelo clube, mas ninguém é eterno, e chega uma altura que também tenho que pensar na família, pois já a privei de muita coisa ao longo destes 14 anos como profissional.

FafeDesportivo: O público de Fafe tem um carinho enorme pelo Andebol. Ficamos impressionados quando vocês são ovacionados mesmo quando saem derrotados. Isso passa-se em todos os clubes?

Luís Nunes: Nos outros clubes não sei, mas no SLB por vezes era, mas não muito…(risos)….no ACF como é um clube com aspirações diferentes quando fazemos um bom jogo em que se dá tudo o que pode mas mesmo assim não chega porque o adversário é melhor, as pessoas aceitam a derrota e percebem que não podíamos fazer muito mais.

FafeDesportivo: Quer comentar a saída do Luís Ferreira e do José Santos? Há indisciplina no balneário do ACF?

Luís Nunes: É uma decisão do clube a qual tenho de respeitar e aceitar e continuar a lutar pelo clube. Se foi a decisão correcta ou não o tempo dirá, mas a minha opinião, tenho-a dentro de mim e em tempo oportuno a direi, mas neste momento o importante é o clube, porque todos nós somos passageiros, mas o clube não.

FafeDesportivo: Pretende deixar alguma mensagem, agradecimento, para alguém?

Luís Nunes: Agradecer a todos aqueles que sempre estiveram do meu lado a apoiar e também aqueles que sempre foram o anúncio da desgraça e do fim, pois deram ainda mais forças, mas ainda é cedo para agradecimentos, acho que ainda vou jogar mais um tempito e aí sim, no fim, agradecerei a quem merece.

 

 

 

 

 

 

 

0 comments:

Enviar um comentário